Vereadores Herbert Vianna e Rafael Abreu articulam implantação do projeto “Cidade do Autista” em Primavera do Leste
Foto: Reprodução
Os vereadores Herbert Vianna e Rafael Abreu, ambos do União Brasil, estão à frente de uma articulação para trazer a Primavera do Leste o projeto “Cidade do Autista”, iniciativa inovadora que está em fase de implantação na cidade de Sorocaba (SP) e que promete se tornar referência nacional no acolhimento e atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Durante visita técnica à cidade paulista, os parlamentares primaverenses conheceram de perto a estrutura do projeto que está sendo desenvolvido no Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas, onde será construído um complexo especializado para o público autista. A “Cidade dos Autistas” oferecerá atendimento psicossocial, médico, terapias com animais, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, além de espaços como parques e praças sensoriais.
“É um projeto que será um marco para o Brasil, e temos a certeza de que pode ser adaptado à realidade de Primavera do Leste. Estamos iniciando esse diálogo com responsabilidade e muita esperança”, destacou o vereador Herbert Vianna.

O projeto em Sorocaba está sendo viabilizado por meio da gestão do prefeito Rodrigo Manga, com o apoio da iniciativa privada — modelo que os vereadores primaverenses pretendem replicar em Mato Grosso. Para isso, eles já iniciaram conversas com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Aith, com o objetivo de atrair parceiros locais.
A proposta ainda será apresentada oficialmente à Câmara Municipal e ao Executivo de Primavera do Leste. A ideia é iniciar o debate sobre a viabilidade de um espaço público voltado ao acolhimento, desenvolvimento e inclusão de pessoas com TEA.
A expectativa é de que, com apoio institucional e da iniciativa privada, Primavera do Leste possa desenvolver um espaço dedicado ao atendimento especializado, ampliando a rede de suporte às famílias da região e garantindo mais dignidade e qualidade de vida para quem convive com o transtorno.