• 19 de abril de 2025
#Mato Grosso #Polícia

CUIABÁ

Advogado e comparsa são presos ao tentar retirar carro apreendido com documentos falsos na DERFVA

Dupla foi flagrada ao apresentar procuração fraudulenta para liberar veículo; proprietário verdadeiro negou conhecimento da autorização
Foto:

A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (17), um advogado de 31 anos e um homem de 42 anos, suspeitos de tentar retirar um veículo apreendido na Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERFVA), em Cuiabá, utilizando documentação falsa.

A tentativa de fraude ocorreu no fim da tarde de quarta-feira (16), quando os dois chegaram à unidade policial com uma procuração supostamente emitida por cartório para retirar um Jeep Renegade apreendido. Embora o documento contivesse um selo cartorial autêntico, a análise feita pela equipe da DERFVA revelou que a procuração não seguia as formalidades legais e não havia sido oficialmente expedida.

Diante da suspeita, os policiais entraram em contato com o verdadeiro proprietário do veículo, que afirmou não conhecer os envolvidos e desconhecia qualquer autorização de retirada do carro. Em diligência até o cartório mencionado, os investigadores confirmaram a tentativa de fraude: os suspeitos estiveram no local, mas abandonaram o procedimento ao se recusarem a abrir firma, deixando o cartório às pressas.

O flagrante foi lavrado pelo delegado Ricardo de Oliveira Franco, que destacou a agilidade da equipe em evitar que o crime fosse concretizado dentro da própria delegacia. “A Polícia Civil está atenta e preparada para lidar com tentativas de fraude, independentemente de quem esteja envolvido”, afirmou.

O advogado e seu comparsa foram autuados por uso de documento falso. O procedimento foi acompanhado por um representante da OAB-MT (Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso). A dupla foi encaminhada para audiência de custódia e está à disposição da Justiça.