Assessoria | Polícia Civil-MT
Dando resposta rápida de combate à criminalidade, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Várzea Grande, realizou na noite de quinta-feira (16.12), a prisão de mais três jovens envolvidos em uma ocorrência de roubo. Dois suspeitos de 18 e 20 anos foram autuados em flagrante pelo crime de roubo. O terceiro homem de 22 anos foi preso por receptação.
A ação foi realizada pela equipe de atendimento de local de crime e responsável pelo monitoramento do sistema de registro de boletim de ocorrência contra o patrimônio ocorridos em várzea Grande, visando iniciar imediatamente as diligências e efetuar a prisão em flagrante os autores.
Durante o referido monitoramento, foi verificado que duas mulheres haviam acabado de noticiar um crime na Central de Flagrante de Várzea Grande. Conforme as vítimas que trabalham no aeroporto, elas retornavam do serviço em uma bicicleta quando foram rendidas por dois homens em uma motocicleta velha e sem lanterna.
A pessoa que estava na garupa colocou a mão na cintura simulando estar armado, anunciou o roubo e subtraiu os pertences das vítimas, como bolsas com documentos pessoais e os aparelhos celulares. Em seguida os dois ocupantes da moto fugiram.
Diante dos fatos os policiais civis da Derf-Várzea Grande passaram a apurar o roubo, conseguindo através de checagens de suspeitos monitorados por tornozeleira eletrônica, identificar o primeiro suspeito que se encontrava no local dos fatos, no exato momento do roubo.
Em seguida a foto desse indivíduo foi mostrada para as vítimas, as quais reconheceram ele como sendo o da garupa que levou os objetos. Com base nos indícios, a equipe foi até o endereço do investigado no bairro Santa Clara, onde ao perceber a aproximação da viatura o mesmo rompeu o dispositivo eletrônico e correu pulando muros e telhados das residências próximas.
Ato contínuo foi solicitado reforço e realizado o cerco policial, ocasião em que, depois de muito esforço foi possível deter o rapaz em cima do telhado de uma das casas. Questionado acerca dos fatos, esse confessou o roubo praticado em concurso com seu comparsa.
Ainda na casa desse suspeito foi encontrada a camisa de manga longa amarela usada durante o crime, e recuperados os documentos pessoais das vítimas. O preso informou que pretendia aplicar golpes utilizando esses documentos.
Após os investigadores passaram a procurar pelo segundo envolvido, o qual foi abordado em poder da motocicleta utilizada no roubo. Também questionado sobre a participação, ele confessou e indicou a pessoa para quem havia vendido o celular de uma das vítimas. Então a equipe foi até a residência do receptador e recuperou o celular.
Os três suspeitos foram conduzidos até a Derf-Várzea Grande, interrogados e autuados em flagrante por roubo majorado, associação criminosa e receptação, respectivamente. Na delegacia foi verificado que o preso de 20 anos é contumaz na prática de roubos, já foi condenado a 13 anos de reclusão, sendo colocado em liberdade mediante o uso de tornozeleira eletrônica em dezembro de 2020.
Conforme a delegada titular da Derf-Várzea Grande, Elaine Fernandes da Silva, nem mesmo o equipamento eletrônico ativado impediu a continuidade delituosa, demonstrando a audácia do conduzido que não se importa em ser vinculado ao local do crime.
“Em interrogado o preso afirmou ser usuário de entorpecentes desde os treze anos, e que está roubando para sustentar o vício, já que se encontra desempregado, desde que saiu da cadeia, ou seja, há um ano”, lamentou a delegada.