• 19 de abril de 2025
#Mato Grosso #Polícia

CUIABÁ

Operação Lei Seca autua 14 motoristas por embriaguez ao volante

Abordagens simultâneas na Avenida Archimedes Pereira Lima resultaram em flagrantes, prisões e remoções de veículos
Foto:

 

Na madrugada desta terça-feira (08), a Operação Lei Seca autuou 14 motoristas em flagrante por embriaguez ao volante, durante fiscalização simultânea nos dois sentidos da Avenida Jornalista Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), em Cuiabá.

Entre os flagrantes, um caso chamou atenção das equipes: um motorista foi autuado por embriaguez e teve o crime agravado por adulteração veicular, já que o carro que dirigia apresentava numeração do chassi remarcada, configurando crime previsto no Código Penal.

Além disso, durante a checagem de documentação, um dos condutores abordados foi identificado como procurado pela Justiça, devido a um mandado de prisão em aberto, sendo imediatamente preso no local.

De acordo com o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), órgão responsável pelas ações da Lei Seca, foram fiscalizados 107 veículos e realizados 107 testes de alcoolemia nas abordagens. Como resultado, 49 veículos foram removidos, sendo 37 automóveis e 12 motocicletas, devido a irregularidades como documentação vencida, condutores sem habilitação ou estado de embriaguez.

No total, a operação contabilizou 79 infrações criminais e administrativas, motivadas principalmente pela condução sob efeito de álcool e irregularidades na documentação de veículos e condutores.

Ação integrada

A Operação Lei Seca é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), sob a gestão do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). A ação conta com o apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, além da Guarda Municipal de Várzea Grande e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá, quando as ações ocorrem em seus respectivos municípios.

A operação reforça o compromisso das forças de segurança com a prevenção de acidentes e a preservação da vida no trânsito, mantendo o foco na tolerância zero à embriaguez ao volante e na fiscalização rigorosa de condutas irregulares.