• 6 de abril de 2025
#Agricultura #Agronegócio #Brasil #Destaque #Primavera do Leste #Redes #Rondonópolis

Sell Agro leva pesquisa com Inteligência Artificial a simpósio internacional no Rio de Janeiro

Foto:

A empresa brasileira Sell Agro, referência em Tecnologia de Aplicação, vai apresentar uma pesquisa inédita durante o 13º Simpósio Internacional ISAA 2025, que acontece de 6 a 11 de abril, no Rio de Janeiro. O estudo mostra como o uso de Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (ML) pode revolucionar o desenvolvimento de adjuvantes agrícolas.

Conduzido pelo químico e pesquisador Marcelo Hilário, o trabalho aplicou a técnica de Otimização de Enxame de Partículas (PSO) no desenvolvimento de um adjuvante à base de óleo emulsionável. A solução permitiu reduzir em 50% o tempo de desenvolvimento, cortar custos em 12% e aumentar o desempenho do produto em 10%.

“Otimizamos as formulações com modelagem orientada por ML, reduzindo a dependência da tentativa e erro. A IA permite prever com precisão a estabilidade, características de pulverização e interação com outros agroquímicos”, explicou Hilário.

Além de acelerar a entrada no mercado, o uso da IA traz ganhos em sustentabilidade, ao reduzir o desperdício, a deriva da pulverização e os impactos ambientais.

O simpósio, realizado a cada três anos, reúne os principais pesquisadores do mundo com foco nos adjuvantes agrícolas. A última edição ocorreu na China, em 2022. “Somos a única empresa genuinamente brasileira presente neste ano. Isso é motivo de grande orgulho para nós”, afirmou o pesquisador.

Os adjuvantes são fundamentais para potencializar o efeito de agroquímicos, melhorando a absorção, adesão e eficácia de herbicidas, fungicidas e inseticidas nas lavouras. A pesquisa da Sell Agro mostra que tecnologia e inovação seguem lado a lado no avanço do agronegócio nacional.

Sell Agro leva pesquisa com Inteligência Artificial a simpósio internacional no Rio de Janeiro

Horror em Sinop: mulher relata ter sido