A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com as prefeituras do Vale de São Domingos e Pontes e Lacerda, promoveu o curso de confeitaria para produtoras rurais da agricultura familiar. A iniciativa teve como objetivo agregar conhecimento e oportunizar mais uma opção de renda para 40 trabalhadoras do campo que vinham solicitando essa assistência técnica junto a Empaer.
As aulas foram ministradas na comunidade Estiva Velha, em Pontes e Lacerda, na propriedade da produtora Terezinha Chagas Moura, entre os dias 19 e 22.10; e na Gleba Adrianópolis, no Vale de São Domingos, na propriedade de Juliana Moraes da Silva, entre os dias 26 a 29.10 e 16 a 18.11.
A extensionista social da Empaer, Tânia Maria dos Reis Tomé explica que o material foi doado pelas secretarias de Bem Estar Social e alguns vereadores, mas que cada aluna pagou R$ 50 pelo custo com a professora, uma confeiteira profissional. Cada aluna teve acesso a um material impresso do cronograma do curso e material utilizado.
“Era um pedido antigo das produtoras da região. Buscamos os parceiros e conseguimos montar o projeto que atendeu as duas comunidades em três turmas. Já estamos com novos pedidos e vamos nos organizar para atender as que não tiveram oportunidade nessa ocasião”.
O curso foi ministrado pela confeiteira Cristiane Lopes Matos que ensinou a fazer três tipos de massa: pão de ló, com emulsificante e de chocolate. Os recheios de leite ninho trufado, mousse de chocolate cozido, quatro leites, três leite, flocos, mousse de doce de leite e maracujá. Vários tipos de caldas para umedecer os bolos, além da técnica de confeitar aguçada pela criatividade e acompanhada pela instrutora. “Foi uma experiência maravilhosa ensinar essas mulheres que representam a agricultura familiar na região. Além de ensinar, aprendi muito com elas também”.
A produtora Juliana Moraes da Silva destacou que aprendeu muito no curso e já colocou em prática no bolo do aniversário do seu neto. Ela cedeu sua casa para os dois cursos na Gleba Adrianópolis. “Foi uma experiência maravilhosa. Sou empreendedora, tinha um restaurante, mas com a pandemia tive que fechar. Estou estudando um novo segmento e a confeitaria é uma opção. A Empaer sempre foi uma parceira para os agricultores da região e mais uma vez vem auxiliar com mais uma opção de renda nessa nova fase que estamos vivendo”.
Entre os parceiros, destaque para a primeira-dama e secretária de Assistência Social do Vale de São Domingos, Euzi Ferreira Martins e o vereador Ronaldo Carneiro Cruz. Eles já se colocaram a disposição para auxiliarem nos novos cursos na região.
As alunas receberam um material impresso com o cronograma do curso com todo material necessário – Foto: Empaer