• 4 de abril de 2025
#Agronegócio

Análise do Mercado de Trigo: Oportunidades e Riscos

Foto:

De acordo com a TF Agroeconômica, as recentes instabilidades causadas pela guerra comercial entre Estados Unidos e China, juntamente com o conflito no Mar Negro, geraram uma alteração momentânea nas tendências do mercado de trigo, impactando diretamente as cotações da commodity. As chuvas em regiões produtivas do Hemisfério Norte contribuíram para uma queda nos preços, embora essa retração não tenha força para sustentar as altas no mercado interno brasileiro a curto prazo. A consultoria, no entanto, observa que este cenário apresenta uma janela de oportunidade, já que as quedas temporárias registradas no mercado de Chicago podem ser aproveitadas para compras mais vantajosas.

Apesar da retração momentânea, a TF Agroeconômica ressalta que, no médio e longo prazo, os fundamentos do mercado não indicam uma tendência de queda para o trigo. A recomendação para os moinhos é que aproveitem as quedas temporárias para adotar posições de CALL (compra), visando a valorização futura dos preços, especialmente entre maio e julho, período em que os preços internos devem apresentar alta. A consultoria também disponibiliza simulações para prever os níveis de aumento de preços, o que pode resultar em custos adicionais de até R$ 200 a R$ 300 por tonelada.

Entre os fatores que apontam para uma possível alta no trigo a longo prazo, destaca-se a situação de Oferta e Demanda (O&D) global. De acordo com o relatório do USDA de março, a demanda global está superando a produção, o que deve resultar em estoques menores. No Brasil, a alta nos preços internos está relacionada à baixa disponibilidade de trigo local e às elevações nos preços do trigo argentino, com aumentos de até 15,31% no Rio Grande do Sul e 9,77% no Paraná.

Entretanto, existem também fatores que podem pressionar os preços para baixo. Entre eles, destacam-se a incerteza nos fundos de investimento em relação às políticas comerciais dos Estados Unidos, a previsão de boas chuvas nas principais regiões produtoras do Hemisfério Norte e a expectativa de aumento na produção de trigo da União Europeia para a safra de 2025/2026.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Análise do Mercado de Trigo: Oportunidades e Riscos

CNA discute política para fortalecer a produção

Análise do Mercado de Trigo: Oportunidades e Riscos

Preços da Mandioca Sobem com Oferta em