Home Destaque Seduc inicia formação continuada para implantação do Novo Ensino Médio


Seduc inicia formação continuada para implantação do Novo Ensino Médio

| Por


Nos dias 08 e 09 de novembro, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) apresentou aos diretores, coordenadores, assessores pedagógicos da DRE de Cuiabá e profissionais de unidades escolares, as principais mudanças da matriz curricular do Novo Ensino Médio.

Em atendimento a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e documento de referência curricular para o Estado de Mato Grosso, o Ensino Médio contará com nova carga horária, passando de 800 horas para 1000 horas compostas de formação geral e cinco itinerários formativos, em 2022.

Durante evento de abertura, o Secretário de Estado de Educação, Alan Porto afirma que as mudanças a serem implementadas serão essenciais para aproximar o ensino à realidade dos jovens. “Atualmente, 78% dos nossos jovens ingressam no mercado de trabalho. A meta é que com os novos itinerários formativos, como o ensino técnico profissionalizante e o projeto de vida, nossos estudantes estejam mais preparados, que possam desempenhar as atividades com qualificação profissional especializada”.

O âmbito pessoal passa a fazer parte da aprendizagem dos estudantes. Com planejamento, o projeto de vida proporcionará que os jovens possam traçar objetivos estáveis carregados de sentido pessoal e orientados por valores éticos, de forma que o ensino oriente a tomada de decisões futuras.

Nesse sentido, é pelas trilhas de aprofundamento que os alunos terão em sua formação a indicação de propostas pedagógicas que contemplem tanto o prosseguimento dos estudos quanto o mercado de trabalho.

Para a Secretária Adjunta de Gestão Educacional, Alcimaria Ataídes da Costa, o encontro com a DRE de Cuiabá é o início de uma série de oportunidades de troca, entre gestores e professores, sobre as potencialidades pedagógicas que envolvem a nova matriz curricular do Ensino Médio.

“Nas próximas três semanas, levaremos as 15 DRE’s do Estado, os painéis e as formações necessárias para que tenhamos condições de superar o desafio que é capacitar os nossos profissionais. É pela troca que teremos a melhor performance de mudança no sistema de aprendizagem dos nossos estudantes”, revelou a secretária Alcimaria Costa.

Pensado no perfil dos jovens do século XXI, o encontro denominado “Foco no Ensino Médio” foi planejado para que, a partir do próximo ano letivo, além do ensino profissionalizante, os estudantes do primeiro ano possam contar os itinerários formativos empreendedorismo, iniciação científica, mediação e intervenção cultural e processos criativos pelo uso de diferentes linguagens.

“A Seduc assumiu esse compromisso e, com esse encontro, tenho certeza que nossos professores sairão ainda mais capacitados para implementar novas perspectivas aos jovens de um Estado economicamente forte como Mato Grosso”, finaliza Alan Porto.

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here