Guarnições do Corpo de Bombeiro Militar de Mato Grosso estão mobilizadas para conter um incêndio no Km 103 da Transpantaneira, em Poconé (a 104 km de Cuiabá). A ocorrência foi iniciada na tarde desta sexta-feira (27.08) e segue em andamento.
Ao que tudo indica, o incêndio é fruto de uma ação criminosa. O indício para isso, segundo os bombeiros, é que há vários pontos de fogo na vegetação, alguns próximos e outros mais distantes. Além disso, a suspeita é reforçada pela existência de outro incêndino na Ponte 70, de madeira, que foi rapidamente apagado por outra equipe do CBMMT.
O incêndio segue ativo e os militares estão na força-tarefa de combate em solo, além do reforço de uma aeronave modelo Air Tractor, lançando 1.800 litros d’água nos pontos com maior incidência de fogo. O avião desta operação foi contratado pela Secretaria Adjunta de Defesa e Proteção Civil, com recursos do Governo de Mato Grosso.
O combate aos incêndios nesta região é extremamente difícil, com poucos acessos pela estrada, além do enorme volume de grande vegetação seca, uma área com muitos brejos. O vento forte também dificulta o trabalho, o fogo tem maior facilidade de propagação.
Outra suspeita criminosa
No Km 100 da Transpantaneira, os bombeiros conseguiram controlar, nesta quarta-feira (25.08), um incêndio em vegetação. A ocorrência durou três horas e foi preciso acionar o avião para apagar o fogo, antes que ele ganhasse grandes proporções.
Proteção no Pantanal
Policiais militares da Força Tática e do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) de Mato Grosso estão realizando rondas ostensivas no local do incêndio para inibir outras práticas de crimes, além de encontrar os suspeitos.