Grande parte do país, principalmente a região Centro Oeste, está sob a predominância de uma forte onda de ar seco, com a umidade do ar em níveis bem baixos e exigindo cuidados especiais com a hidratação. Mas uma enorme massa de ar frio de origem polar chega ao Sul do Brasil na próxima semana e pode provocar a queda da temperatura em Rondonópolis a partir da quinta-feira (29).
De acordo com informações do site Climatempo, especializado em previsão do tempo, essa massa de ar seco está associada a um grande sistema de alta pressão atmosférica, capaz de inibir a formação de nuvens carregadas e mantem o clima quente e seco, com poucas nuvens e sem nenhuma previsão de chuva.
No sábado e domingo (24 e 25), a previsão é de tempo quente e seco, com a mínima em torno de 16 e a máxima em torno de 36 graus centígrados. O céu estará aberto, sem a formação de nuvens. A umidade do ar deve variar entre 40% nas primeiras horas da manhã, até a mínima de 14% nas horas mais quentes da tarde.
O clima não muda na segunda-feira (26) e a previsão é novamente de dias quentes e secos, com a mínima em torno de 15 e máxima em torno de 35 graus. Não há previsão de formação de nuvens de chuva e a umidade do ar deve cair ainda mais, oscilando entre 35% de manhã e 13% no meio da tarde, exigindo bastante hidratação, principalmente dos praticantes de esportes.
A mesma tendência se mantem na terça e na quarta-feira (27 e 28), com previsão de queda na quinta-feira (29), quando a previsão é de que os termômetros marquem em torno de 10% nas primeiras horas da manhã, subindo no decorrer do dia até atingir a máxima de 32 graus. A umidade do ar sobe um pouco, ficando em torno de 57% de manhã e caindo até por volta de 23%.
A tendência de frio perdura até o final da próxima semana, voltando a subir em seguida.