O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, general Santos Filho, e o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, assinaram, neste sábado (17), a Ordem de Serviço (OS) para o início das obras do Contorno Norte de Cuiabá (Rodoanel). Por meio de convênio celebrado entre o Governo Federal e o Governo do Estado, deverá iniciar neste ano a execução do lote 1, com 21,5 quilômetros de extensão e mais de R$ 204 milhões em investimentos garantidos.
Com grande importância estratégica para Mato Grosso, a obra do Rodoanel vai melhorar o escoamento da produção do agronegócio pelas rodovias federais BR-163/MT, BR-364/MT e BR-070/MT, além de contribuir para o trânsito de veículos entre as cidades de Cuiabá e Várzea Grande.
Contorno Norte
O Contorno Rodoviário Norte (Rodoanel de Cuiabá) terá pista duplicada em concreto com 52 quilômetros, no trecho entre a BR-163/364/MT, passando pelas rodovias estaduais MT-010 e MT-251, pela região da Ponte de Ferro e pelo bairro Pedra 90, chegando ao fim após o Distrito Industrial, na BR-070/163/364/MT.
O lote 1 terá 21,5 quilômetros de extensão, com início na BR-163/364/MT, próximo ao Trevo do Lagarto em Várzea Grande, passando pela rodovia estadual MT-010 e fim na MT-251, em Cuiabá.
Neste trecho serão investidos R$ 204 milhões na duplicação em concreto, pavimento rígido, que tem uma vida útil de 20 anos. O Contorno Norte terá 60% dos recursos oriundos do governo federal e 40% do governo do estado.
O empreendimento contará também com viadutos, pontes sobre o rio Cuiabá, trincheira e passagens de nível, dentre outras Obras de Artes Especiais (OAEs).
As placas de concreto de rodovia terão 21 centímetros de espessura. Inclusive o atual trecho existente, pavimentado em Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) será coberto pelo pavimento rígido (tecnologia whitetopping)
Escoamento
O Contorno Norte dará maior fluidez ao trânsito de caminhões que precisam passar pela região metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande. Assim que concluído, o Rodoanel facilitará o transporte da carga que segue pela BR-163/364/MT rumo a terminal ferroviário da região Sul do Estado e aos portos de Santos (SP).
A obra também vai melhorar o acesso dos veículos a rodovia BR-070/MT, rumo ao Pantanal, e para a rodovia BR-163/MT no sentido a região Norte do Estado e portos do Pará.