Na tarde desta segunda-feira (01.07) membros do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) das Eleições Municipais 2024, se reuniram no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) para continuidade ao planejamento estratégico das eleições deste pleito eleitoral.
A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, agradeceu a presença e o empenho de todos e todas. “Agradeço a presença de todos, pois cada um fazendo sua parte, vamos conseguir o sucesso nas eleições”, afirmou a desembargadora.
O coordenar do GGI, o juiz auxiliar da Presidência, Aristeu Dias Batista Vilella, apresentou os aspectos territoriais do estado de Mato Grosso, que é o terceiro maior estado da federação, com 903.357 km² de extensão territorial, o que corresponde a aproximadamente 10,61% do território nacional. São 57 Zonas Eleitorais, com 1.515 locais de votação, 8.795 seções eleitorais, 175 locais de difícil acesso e 55 locais em aldeias indígenas e focou na logística para garantir os direitos do voto dos povos originários.
“Estamos empenhados em atender toda população do estado, mas como sabemos o nosso estado é grande então iremos garantir uma logística apropriada para este pleito eleitoral. ”, destacou o coordenador, juiz Aristeu Vilella.
Na eleição de 2022, o processo eleitoral envolveu diretamente 47.553 pessoas, incluindo mesários, membros de juntas eleitorais, auxiliares de transporte, servidores, terceirizados e 5.641 agentes de segurança para garantir a tranquilidade no dia da votação. Para este ano, o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Rovéri, estima um efetivo de aproximadamente 7 mil profissionais das forças policiais.
Composição do GGI
O GGI é composto por membros do TRE-MT, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT); Polícia Judiciária Civil (PJC-MT); Polícia Militar (PM-MT); Polícia Federal (PF); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Exército Brasileiro; Marinha do Brasil; Corpo de Bombeiros Militar; Guarda Municipal de Várzea Grande; Agência Brasileira de Inteligência (Abin); Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE); Águas Cuiabá; OI Telecomunicações; Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana; Energisa; 3Corp Technology; e Correios.
Jornalista: Laura Gonçalves Quadros
#PraTodosVerem: Foto em que aparecem participantes da reunião do GGI, sentados ao redor de uma grande mesa, com as autoridades do TRE-MT na ponta. Ao fundo, tem uma parede azul com a marca do TRE-MT em destaque.
Fonte: TRE – MT