Deputado Nininho lidera articulação para destravar recursos e garantir pavimentação de trecho da MT-109 em Querência
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Pavimentação da rodovia estadual impulsionará agronegócio e encurta distâncias, garantindo eficiência logística na região de Querência, Espigão do Leste e Cana Brava do Norte
A pavimentação da rodovia estadual MT-109, entre Querência e o distrito de Espigão do Leste, segue avançando com importantes articulações políticas e investimentos do Governo do Estado. Nesta quinta-feira (20.02), o deputado estadual Nininho acompanhou o prefeito de Querência, Gilmar Wentz, e o ex-prefeito Fernando Gorgen em uma reunião com o vice-governador Otaviano Pivetta no Palácio Paiaguás. Também estiveram presentes o chefe de gabinete da Prefeitura de Querência, Telmo Brito, e o procurador jurídico Anderson Lopes.
O foco do encontro foi a conclusão do trecho de 53,7 quilômetros entre a cidade de Querência e a Fazenda Pioneira. Essa obra, fruto de um convênio de R$ 108 milhões entre o Governo do Estado, a Prefeitura e produtores rurais, enfrenta um impasse jurídico. O Governo do Estado já investiu R$ 54 milhões, mas a contribuição da Prefeitura foi barrada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), devido a restrições legais que impedem municípios de financiarem rodovias estaduais.
Diante desse cenário, o deputado Nininho articula uma solução para garantir a continuidade das obras. “Estamos buscando com o vice-governador um aporte adicional de R$ 30 milhões do Governo do Estado para cobrir esse trecho e manter o cronograma de execução”, informa o parlamentar.
INFRAESTRUTURA ESTRATÉGICA
A MT-109 é um eixo fundamental para o escoamento da produção agrícola da região Xingu-Araguaia. Com a pavimentação dos 53,7 quilômetros iniciais, ainda restam 166 quilômetros até o distrito de Espigão do Leste, sendo 150 quilômetros dentro do município de Querência e 70 quilômetros pertencentes a São Félix do Araguaia. Além disso, está prevista a construção de uma ponte de 150 metros sobre o Rio Suiá Missú, atualmente em fase de projeto e licitação pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra).
O ex-prefeito Fernando Gorgen destaca o impacto positivo da obra. “Com a pavimentação da MT-109, Querência terá uma conexão mais ágil com Cuiabá, reduzindo o trajeto em aproximadamente 250 quilômetros. Essa é uma conquista histórica para a região”, afirma.
ALTERNATIVA À BR-158
O deputado Nininho diz que a importância da MT-109 vai além da ligação entre Querência e Espigão do Leste. “É uma rodovia que integra um projeto maior, conectando Canabrava do Norte a Querência e criando uma rota alternativa à BR-158, que enfrenta entraves ambientais para sua pavimentação”, explica.
A MT-109 também se estende ao sul de Querência, chegando a Canarana. Nesse trecho de 115 quilômetros, produtores rurais financiaram um projeto para pavimentação de 70 quilômetros, entre Canarana e a fazenda Rancho Branco, que já foi entregue ao Governo do Estado. A expectativa é que essa obra facilite ainda mais a logística do agronegócio, encurtando distâncias e otimizando o transporte de grãos até Cuiabá.
“O Governo do Estado tem atuado com responsabilidade para garantir que o setor produtivo tenha infraestrutura de qualidade. O compromisso do governador Mauro Mendes e do vice-governador Otaviano Pivetta é claro: melhorar a logística e impulsionar o crescimento econômico”, avalia Nininho.
IMPACTO NO AGRONEGÓCIO
A pavimentação da MT-109 beneficiará diretamente uma das regiões mais produtivas de Mato Grosso. Os municípios de Querência, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Canabrava do Norte e o distrito de Espigão do Leste plantam cerca de um milhão de hectares com soja, milho e algodão. A nova rodovia será um corredor estratégico para escoamento dessa produção, garantindo mais eficiência e competitividade ao agronegócio.
O prefeito de Querência, Gilmar Wentz, ressalta a importância da parceria entre o setor público e privado para viabilizar obras estruturantes. “Essa é uma conquista que só está sendo possível porque há união de esforços entre o Governo, os produtores rurais e os municípios. O desenvolvimento passa por boas estradas, e estamos avançando nessa direção”, afirma.
A pavimentação da MT-109 também facilitará o deslocamento da população local, promovendo mais segurança e conforto para os motoristas. “Essa obra não é apenas para o agro. Ela melhora a qualidade de vida das pessoas, permite o acesso mais rápido a serviços de saúde e educação, e fortalece a economia regional”, acrescenta Wentz.
VALE DO ARAGUAIA
O avanço do modal rodoviário no Vale do Araguaia reflete o compromisso do Governo de Mato Grosso com o desenvolvimento regional. Atualmente, um quinto dos investimentos estaduais está sendo aplicado na região, que se destaca pela expansão do agronegócio e pelo crescimento populacional.
Além da MT-109, outro exemplo de investimento estratégico é a recuperação da MT-020, que liga Canarana a Cuiabá. Com recursos superiores a R$ 70 milhões, o Governo do Estado revitalizou um trecho de 100 quilômetros, garantindo mais segurança e eficiência no transporte de cargas e passageiros.
“Esse conjunto de obras demonstra que Mato Grosso está no caminho certo. O trabalho sério do governador Mauro Mendes e do vice-governador Otaviano Pivetta tem permitido a realização de projetos que transformam a realidade das pessoas”, reforça o deputado Nininho.
PERSPECTIVAS FUTURAS
Com os investimentos em infraestrutura avançando, a expectativa é que a pavimentação completa da MT-109 se torne uma realidade em breve. A conclusão desse eixo viário consolidará uma nova alternativa logística para a região Xingu-Araguaia, reduzindo custos de transporte e fortalecendo o agronegócio ao longo da rodovia.
O compromisso político para destravar recursos e garantir a execução das obras segue firme. Nininho diz que continuará atuando para assegurar que a MT-109 seja concluída o mais breve possível. “Nosso trabalho não para. Vamos seguir cobrando e articulando para que essa obra saia do papel e traga os benefícios que a população e os produtores rurais tanto precisam”, afirma o deputado.