RONDONÓPOLIS Autoridades e população temem aumento de violência no Rondon Folia
Foto:
Um assunto que tem rendido muita polêmica e que tem deixado muita gente preocupada é a realização do RondoFolia, o carnaval popular de Rondonópolis, que não é realizado na cidade desde 2017. O evento, que será custeado com recursos oriundos de emenda parlamentar viabilizada pelo vereador Beto do Amendoim (PSB), acontecerá entre 28 de fevereiro a 4 de março no estacionamento do Estádio Luthero Lopes.
É inegável que o carnaval é uma festa popular brasileira que faz parte da cultura nacional, mas também é uma festa que tem pouca identificação com a nossa região, com nosso povo, e isso fica evidente pelo que se ouve pelas ruas.
A realização do evento contrariou inicialmente os moradores dos bairros mais próximos de onde será realizado, com as associações de moradores se manifestando contra a realização do mesmo ali, pois gera muito tumulto, tirando o sossego dessas pessoas. É inegável também que o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas ainda mais pesadas é grande, causando temor nos cidadãos e cidadãs da vizinhança. Isso sem contar os famosos xixis pelas calçadas e frentes das residências.
E sem falar que serão gastos mais de R$ 600 mil de dinheiro público em plena época de milhares de casos de dengue e chicungunha, uma verdadeira inversão de prioridades.
Mas a questão central de fato é com a segurança pública, o que preocupa tanto a prefeitura quanto o comando da Polícia Militar e outros órgãos de segurança, pois serão milhares de pessoas bebendo e se esbaldando nos dias de festa, que depois vão para as ruas podendo provocar acidentes de trânsito e muitas delas se envolverem em brigas, roubos e assaltos e afins.
É um assunto delicado de se abordar, visto que se trata de uma festa popular. Mas venhamos e convenhamos que a festa pode aumentar ainda mais os casos de dengue e chicungunha, superlotando nossos hospitais, além de obviamente aumentar as ocorrências policiais. E há locais na cidade onde incomodaria muito menos os moradores.