Home Editorias Mato Grosso Agora Quãndo?! Lab é inaugurado para fomentar inovação na Justiça Eleitoral de...


Agora Quãndo?! Lab é inaugurado para fomentar inovação na Justiça Eleitoral de Mato Grosso

| Por

Um espaço de inovação, criatividade, inteligência e desenvolvimento sustentável. Esta é a proposta do Agora Quãndo?! Lab, laboratório de inovação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), inaugurado na manhã desta sexta-feira (03.05). A Justiça Eleitoral mato-grossense já vinha desenvolvendo iniciativas inovadoras, mas, a partir de agora, as equipes terão um local apropriado para trabalhar em novos projetos.

Durante a inauguração, a presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, ressaltou a importância deste espaço. “Tudo que se refere a inovação me chama atenção. Lembro de quando ganhei a primeira máquina de escrever eletrônica, em 1989, eu fiquei encantada, e na época tornou o trabalho muito mais rápido, me ajudou muito. Nossa mente humana tem essa capacidade de querer melhorias, e buscar a evolução tecnológica e soluções criativas. Como tivemos agora na comunicação do TRE-MT, por exemplo, que conseguiu movimentar todo o estado, nas últimas semanas, em prol do fechamento do cadastro. Fico muito feliz com a inauguração desse espaço e sei que irá colaborar para que nosso serviço seja de excelência. Agradeço a cada um e cada uma que participou e colaborou para que esse espaço se concretizasse”.

Para o coordenador do Agora Quãndo?! Lab e juiz auxiliar da Presidência do TRE-MT, Aristeu Dias Batista Vilella, novas ideias precisam ser estimuladas e valorizadas. “Esperamos que daqui saiam ideias mirabolantes que possam contribuir com o TRE de Mato Grosso, e não só, pois esse laboratório envolve parceiros, que temos dentro da Rede InovaGov-MT. As pessoas às vezes ficam trancadas entre nelas mesmas e têm ideias que não conseguem trazer à tona, então, este espaço é para estimular essa troca e o nascimento de novas ideias”.

O diretor-geral do TRE-MT, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, relembrou que a ideia surgiu no ano passado. “Pensamos primeiro no espaço, depois na criação do nome, então foi etapa por etapa. Quero agradecer à presidência do Tribunal que praticamente deu um cheque em branco para que a gente desenvolvesse esse espaço, juntamente com vários atores, com mentes criativas. É um espaço de descompressão, adequado para que realmente surjam as ideias e dessas ideias venham novos projetos para o TRE-MT como um todo”.

O secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital de Mato Grosso (Seplag-MT), Sandro Brandão, elogiou o laboratório do TRE-MT. “A Justiça Eleitoral, de maneira geral, já é muito inovadora no seu histórico, e ambientes como esse proporcionam ainda mais a possibilidade de os servidores pensarem e idealizarem. É isso que a gente vem fazendo também no próprio Governo do Estado e, dentro dessa rede de laboratórios de inovação da administração pública, temos a troca de ideias, além da promoção de eventos de inovação, então, é um grande avanço”.

A representante do Laboratório de Inovação do Ministério Público de Mato Grosso, Cristina Ormond, frisou que a inovação é feita por pessoas. “São muitas mentes pensando juntas, então eu quero parabenizar o TRE pela criação desse espaço que vai estimular os servidores e servidoras, para que possam trazer suas ideias, expor aquilo que têm guardado, muitas das vezes, por pensar que é uma ideia boba, mas chegando no laboratório e compartilhando com as pessoas, talvez essa ideia se transforme em uma entrega de excelência, alcançando, assim, o cidadão com serviço de qualidade e eficiência”.

Representando o Tribunal de Justiça (TJMT), a assessora de Projetos de Inovação, Josiane Dalmagro, parabenizou não só pela inauguração do laboratório, mas pela escolha do nome. “Muito legal trazer esse regionalismo e o espaço também ficou incrível, muito bacana, e acredito que só vem a colaborar com a Rede de Inovação da qual fazemos parte, para conseguir difundir ainda mais a inovação pública”.

Criatividade

O espaço possui uma escultura na entrada chamada Odisseia Luminosa da Democracia, desenvolvida pela servidora do Tribunal e artista plástica, Marcela Lopes. A ideia, segundo ela, foi representar a inovação e o desenvolvimento sustentável, sem deixar de lado as premissas da Justiça Eleitoral. “A inovação se utiliza das tecnologias existentes e do aparato ferramental disponível”, explica ela. A obra tem, entre os materiais, reproduções da urna de lona e da urna eletrônica, demonstrando a evolução da Justiça Eleitoral. Confira aqui um vídeo que detalha o conceito da obra.

A sala também contém elementos regionais, como outra obra, também de autoria de Marcela Lopes, chamada de Capivara Tchegada. Feita a partir de materiais obsoletos, como capas de processos manuais, CDs, bobinas de impressora, entre outros elementos que fazem parte da história do TRE-MT. “Que a capivara tchegada nos inspire a explorar novas ideias, abraçar a mudança e trabalharmos para moldar o futuro do nosso Tribunal e da nossa sociedade”, conclui a artista. Confira aqui o vídeo com a explicação desta obra.

Também participaram da inauguração, o procurador regional eleitoral, Pedro Melo Pouchain Ribeiro e os juízes-membros Ciro José de Andrade Arapiraca, Edson Dias Reis, Gilberto Lopes Bussiki, Jackson Francisco Coleta Coutinho e Eustáquio Inácio de Noronha Neto.

Jornalista: Nara Assis

#PraTodosVerem: Foto que mostra a sala do Laboratório de Inovação do TRE-MT, com uma parede ao fundo, à direita na cor azul e o quadro da Capivara Tchegada afixado nela. à frente tem uma TV com a marca do laboratório na tela e uma mesa com computadores e cadeiras. Na parede ao lado, na cor branca, tem uma estrutura em tela de ferro com alguns papeis fixados e uma estante com alguns objetos decorativos, além de um quadro branco no centro. No canto direito, aparecem parte do sofá e uma chaise na cor verde musgo. Ao final da matéria, tem uma galeria com mais fotos do espaço e da inauguração.

1/ Galeria de imagens

Fonte: TRE – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here