• 22 de fevereiro de 2025
#Agronegócio

Aumento da safra pressiona preços do suco de laranja

Foto:

As projeções do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para a safra global de laranjas em 2024/25 indicam um crescimento na produção, o que tem pressionado os preços do suco de laranja concentrado na bolsa de Nova York. No Brasil, a Fundecitrus revisou para cima sua estimativa para o cinturão citrícola, favorecendo a estabilidade dos preços da fruta no mercado interno.

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a laranja destinada à indústria foi cotada a R$ 88,24 por caixa, registrando uma leve alta de 0,2%. A oferta também foi beneficiada pelo bom desenvolvimento da quarta florada da safra.

O suco de laranja concentrado começou janeiro em alta, mas, após a divulgação do relatório do USDA em 10 de janeiro, as cotações recuaram. O mês foi encerrado com o produto negociado a 474,7 centavos de dólar por libra-peso, uma queda de 4,1% em relação a dezembro. O movimento de baixa persistiu até 11 de fevereiro, quando o preço atingiu 390,45 centavos de dólar por libra-peso.

No Brasil, a Fundecitrus elevou sua projeção de safra em 2,4%, para 228,52 milhões de caixas, impulsionada pelas chuvas bem distribuídas nos últimos meses, que favoreceram o tamanho dos frutos. Apesar da revisão para cima, a produção ainda é 26% menor que a da safra anterior, devido aos impactos do greening.

No cenário das exportações, o Brasil embarcou cerca de 519 mil toneladas de suco de laranja (equivalente FCOJ) entre junho de 2024 e janeiro de 2025, uma queda de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior, reflexo dos estoques limitados. Entretanto, a receita obtida com as exportações cresceu 38%, atingindo US$ 2,3 bilhões, impulsionada pelos preços elevados no mercado internacional.

“O USDA prevê que a produção global de suco de laranja em 2024/25 aumente 4%, totalizando 1,4 milhão de toneladas. Esse crescimento é impulsionado principalmente pelo Brasil, que deve ampliar a produção de suco em 9%, para 1 milhão de toneladas, devido ao maior volume de laranjas disponíveis para o processamento”, conclui o relatório.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Aumento da safra pressiona preços do suco de laranja

Brasil amplia exportação de carne bovina com

Aumento da safra pressiona preços do suco de laranja

StoneX ajusta projeções de demanda de diesel