Home Editorias Mato Grosso Valorização do ser humano é destacada na abertura do 2ª CriativAção


Valorização do ser humano é destacada na abertura do 2ª CriativAção

| Por

A participação do ser humano como parte fundamental no processo de inovação foi destacada durante a abertura da 2ª edição do CriativAção, nesta terça-feira (23.04). O evento é realizado pela Rede InovaGov-MT com o objetivo de promover o intercâmbio de ideias entre os servidores e servidoras públicas de Mato Grosso.

Compondo a mesa de abertura, o coordenador do Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e juiz auxiliar da Presidência, Aristeu Dias Batista Vilella, resgatou a história da datilografia para ilustrar a importância do papel humano na inovação. “No século 20, em Minas Gerais, teve um juiz que havia determinado que as sentenças eram somente escritas a mão, e certa vez um magistrado utilizou a máquina de escrever. Houve recurso e a sentença foi anulada por não cumprir a regra. E esse julgamento foi por dois votos a um, sendo que este um votou pela inovação. Recentemente, fui ministrar uma palestra em Minas e contei essa história. Fui surpreendido pela neta do desembargador que havia votado pela validade da máquina de escrever, ela hoje é desembargadora do TJ de Minas, estava presente e se manifestou”, contou.

Segundo ele, é preciso estimular mais posturas assim nos espaços públicos. “Precisamos de mais pessoas assim em todos os âmbitos. Quando iniciei aprendendo o processo de datilografia, lembro que identifiquei naquilo uma inovação e agora temos que aprender com as novas gerações. Desejo um bom evento a todos e todas e que tenhamos essa consciência de que o ser humano é parte fundamental no processo de inovação”, acrescentou o juiz Aristeu Vilella.

A coordenadora do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), juíza Viviane Brito Rebello, salientou que inovar não é só buscar novas tecnologias. “Temos a questão da linguagem simples, por exemplo, que sempre existiu, mas que retomamos agora como uma necessidade de voltar os olhos para isso, a fim de atender necessidades que foram esquecidas ou deixaram de ser priorizadas. Que possamos pensar com criatividade e esse evento nos estimule a criar soluções que melhorem a vida de muitas pessoas”.

O superintendente de Governança Digital e Inovação em Práticas Públicas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), Washington Silva, também fez votos de um evento produtivo a todos e todas. “Nós teremos um evento muito produtivo, agradeço aos parceiros e palestrantes pelo engajamento. Espero que tenhamos momentos ricos de trocas e estímulos para a promoção da criatividade e da inovação”.

Na mesma linha, o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital de Mato Grosso, Sandro Brandão, frisou que o Executivo Estadual recebeu mais de 400 iniciativas de inovação na última premiação promovida. “Conseguimos premiar 30 e foi um grande sucesso. Iniciativas como essa estão bem alinhadas ao que o Governo de Mato Grosso trabalha visando promover esse plasma cultural, para dar continuidade às políticas públicas que desenvolvemos, e são pessoas que vão garantir isso, precisamos trabalhar os nossos sentidos com essa finalidade”.

Representando procurador geral de justiça (MPE-MT), Deosdete Cruz Junior, o promotor de Justiça, José Mariano, ressaltou que é muito cômodo agir na rotina e que eventos como este instigam a buscar novos caminhos. “Ser criativo e inovador é voltar à infância, pois somos biologicamente criativos. Ser criativo não é só buscar algo novo, mas aperfeiçoar fluxos que já existem, copiar algo que deu certo e, nesse sentido, gostaria de destacar essa Rede InovaGov-MT, que já está dando frutos”.

Explorando os sentidos

Após a abertura, a gestora de Inovação da Justiça Federal do Paraná e cofundadora da Rede COLABJUS-PR, reconhecida nacionalmente pelo trabalho desenvolvido na gestão pública com foco na inovação, Márcia Ditzel, proferiu a palestra magna com o tema Explorando Sentidos e Estimulando Criatividade. “A diferença entre a inteligência artificial e nós são os sentidos, porque as máquinas não sentem e é a partir do estímulo dos sentidos que ativamos nossa criatividade. Como bem destacaram as autoridades na mesa de abertura, o ser humano tem papel fundamental nesse processo”, frisou.

A programação ocorre em referência ao Dia Mundial da Criatividade e Inovação, comemorado em 21 de abril, como contextualizou a representante do Sistema de Inovação em Práticas Públicas do Estado de Mato Grosso (Sinova-MT), Alessandra Oliveira, em uma apresentação nada formal. “E quem disse que só existe um jeito certo de se apresentar? Convido a todos e todas a acompanharem toda a programação do evento pelo perfil @sinovamt no Instagram”. Nos próximos dias, ocorrerão palestras, dinâmicas, jogos e oficinas.

Pelo TRE-MT, também participam do evento os integrantes do Laboratório de Inovação, André Emídio, Marcela Alves Lopes e Maria Eliane Sakata.

Jornalista: Nara Assis

#PraTodosVerem: Foto que mostram as autoridades, sentadas atrás de uma bancada feita em madeira e alguns microfones sobre ela. Atrás deles, tem um painel com a marca do evento sendo projetada. Ao final da matéria, tem uma galeria com mais fotos do evento.

1/ Galeria de imagens

Fonte: TRE – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here