• 19 de abril de 2025
#Destaque #Mato Grosso #Redes #Rondonópolis #Saúde

Anderson Bananeiro apoia projeto que leva cuidados oftalmológicos para aldeias indígenas

Foto:

O vereador Anderson Bananeiro (PRD) esteve na Aldeia Tadarimana, em Rondonópolis, acompanhando os trabalhos e demonstrando o seu apoio ao projeto Aldeia em Foco, que oferece serviços como consultas oftalmológicas, confecção de óculos e até cirurgias para as comunidades indígenas. O projeto é uma iniciativa do Instituto Suel Abujamra, com apoio de parceiros como a marca francesa L’Occitane, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do governo japonês.

Para o vereador, o Aldeia em Foco é um projeto muito importante pois leva um atendimento oftalmológico que é fundamental para a população indígena. “Grande parte dos nossos indígenas, que são nossa população originária, é de pessoas carentes e que necessitavam de um apoio como esse, que fornece a consulta médica com oftalmologista, providencia os óculos, ou lentes, no mesmo dia, além de ajudar a encaminhar cirurgias de olhos. Me senti engrandecido por poder apoiar essa iniciativa”, declarou.

A comunidade indígena Tadarimana pôde fazer consultas com oftalmologistas e outros serviços – Foto Divulgação

Bananeiro já se propôs a ajudar a construir uma parceria entre os profissionais e voluntários do projeto Aldeia em Foco com o poder público municipal de forma a viabilizar, entre outras estruturas, locais apropriados nas próprias aldeias do município para a realização de pequenas cirurgias oftalmológicas. “Um projeto como esse, que presta serviços essenciais para os nossos indígenas gratuitamente, sem nenhum custo, é muito importante para todos nós, pois possibilita que muitas pessoas possam passar por uma consulta e resolver seus problemas de visão sem custos financeiros. E eles vão ter sempre o meu apoio”, concluiu o parlamentar.

Criado pelo Instituto Suel Abujamra, o projeto Aldeia em Foco leva esses atendimentos e serviços para aldeias indígenas em todo o país, mesmo nos pontos mais longínquos e de difícil acesso, como são grande parte das comunidades indígenas. Os seus colaboradores costumam dizer que se trata de mais que um projeto de ação social, se configurando como um compromisso com a saúde e o bem-estar dessas comunidades indígenas, que muitas vezes são esquecidas e marginalizadas.

O projeto já realizou centenas de milhares de atendimentos e já devolveu a visão à centenas de indígenas por meio de cirurgias oftalmológicas.

Anderson Bananeiro apoia projeto que leva cuidados oftalmológicos para aldeias indígenas

Bebê de 2 meses morre após ser

Anderson Bananeiro apoia projeto que leva cuidados oftalmológicos para aldeias indígenas

Capacitação impulsiona produtores do Ceará no cultivo