• 8 de março de 2026
#Destaque #Política #Redes

Mauro Mendes dispara contra gestão passada do Podemos e sinaliza apoio a Buzetti ao Senado

O governador também afirma que decisão sobre pré-candidaturas no União Brasil será tomada nos próximos dias
Foto:

O governador Mauro Mendes (União Brasil) fez duras críticas à antiga gestão do Podemos em Mato Grosso durante entrevista coletiva concedida neste final de semana. Sem citar nomes, Mendes classificou como “péssima” a liderança anterior da legenda e relembrou os escândalos que marcaram o período.

— Uma pessoa que só fez maldade, só preocupava em prender. Teve sete secretários presos, cinco ou sete, seis… mas foi um péssimo governo. Então, como é que alguém vai seguir um líder desse? — disparou o governador, em referência indireta à gestão passada.

Mendes aproveitou para exaltar a atual articulação política que envolve o deputado Max Russi, recém-filiado ao Podemos, e destacou a força do grupo que hoje comanda a legenda ao lado do União Brasil.

— Além da grande liderança do Max e de todos aqueles que saíram, tem a péssima liderança de quem assumiu o partido. Isso não vai dar em nada e hoje aqui é uma grande demonstração de capacidade de grupo, de competência e de articulação política feita por todos aqueles que estão com o deputado Max e todos os grandes líderes do União Brasil — afirmou.

Questionado sobre os rumos do União Brasil nas eleições deste ano, Mauro Mendes adiantou que deve definir sua posição nos próximos dias, dentro do prazo estabelecido pelo partido.

— Olha, hoje é um grande marco, sim. Vou dedicar aí as próximas semanas, até o dia 4, dia 5 — que é o último prazo para tomar essa decisão. Estou num processo acelerado de diálogo, de conversa e podem ter certeza que, pelo menos uma semana antes, eu tomarei essa decisão — declarou.

O governador também garantiu que o partido manterá um processo democrático para definição de candidaturas, citando nomes como o senador Jayme Campos e a senadora Margareth Buzetti como possíveis postulantes.

— Olha, o União Brasil… o Jayme já se colocou como pré-candidato, a ALBP pode construir. Qualquer um que quiser ser candidato dentro do União Brasil, pode construir. Se tiver mais candidato, pode se lançar. Se tiver mais candidato a senador, pode se lançar. Democracia é isso. E lá na frente, na época das convenções, nós vamos decidir o que que o União Brasil vai fazer — explicou.

Mauro Mendes também fez questão de elogiar a atuação da senadora Margareth Buzetti (PSD) no Congresso Nacional, sinalizando apoio à sua pré-candidatura à reeleição.

— Olha, a Margareth Buzetti é uma grande senadora, gente. Talvez, nos últimos tempos, Margareth Buzetti foi a senadora que produziu o grande resultado. Se olhar a performance dela lá no Senado, mesmo como suplente que assumiu interinamente, ela deu um resultado fantástico. Ela mostrou que não é com conversa fiada, com bravata. Ela deu resultado: ela aprovou leis que estão impactando a vida das pessoas — destacou.

O governador citou como exemplo projetos de autoria da senadora que já se tornaram lei, como o aumento da pena para feminicídio para até 40 anos e a criação do Cadastro Nacional de Pedófilos.

— Ela aumentou o feminicídio, por iniciativa dela, para 40 anos. Quem matar uma mulher pode pegar 40 anos de prisão. Ela aumentou o crime dos pedófilos, criou o Cadastro Nacional de Pedófilos e tem outros projetos importantes tramitando. É uma senadora que merece o meu respeito e, com certeza, vai merecer o respeito e o nosso apoio também para construir essa pré-candidatura dela. Ela tem o meu apoio para construir a pré-candidatura — finalizou.

VÍDEO
Mauro Mendes dispara contra gestão passada do Podemos e sinaliza apoio a Buzetti ao Senado

Max Russi assume comando do Podemos em