Cuiabá e Chapada dos Guimarães figuram entre os 50 destinos mais procurados para viajar no Brasil em 2026, segundo o IVT 2026 – Índice de Viagem e Turismo Brasil em Mapas, estudo que mede a visibilidade turística com base em dados nacionais e internacionais.
No ranking, Chapada aparece na 39ª colocação, com destaque para o turismo de natureza e cachoeiras. Já Cuiabá ocupa o 43º lugar, reconhecida como porta de entrada do turismo regional e polo logístico estratégico.
O índice varia de 0 a 100 e considera critérios como visibilidade em mídia e rankings especializados, conectividade aérea, acessibilidade e fluxo turístico nacional e internacional.
Na análise regional, o Centro-Oeste reforça sua posição como referência em ecoturismo, ao lado de destinos como Bonito e Pantanal. A inclusão dos municípios mato-grossenses integra a estratégia de promoção desenvolvida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por meio da adjunta de Turismo.
Para a secretária adjunta Maria Letícia Arruda, o resultado reflete o trabalho de promoção, capacitação e participação em feiras estratégicas. Segundo ela, o objetivo é ampliar o fluxo de visitantes, fortalecer o trade turístico e gerar desenvolvimento econômico em todas as regiões do Estado.