• 19 de fevereiro de 2026
#Destaque #Infraestrutura #Redes #Redes Sociais #Trânsito

TRÂNSITO SEGURO

Detran-MT orienta mais de 5 mil pessoas durante o Carnaval

Foram realizadas 13 ações nos principais pontos de concentração de foliões
Foto: Reprodução

As ações educativas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) alcançaram mais de 5 mil pessoas durante todo o carnaval, nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Chapada dos Guimarães, Cáceres, Santo Antônio do Leverger e Guiratinga.

Foram realizadas 13 ações nos principais pontos de concentração de foliões, com Pit Stop educativo, ações do projeto Amigo da Rodada, além de palestras sobre a operação Lei Seca.

O objetivo foi sensibilizar as pessoas quanto à percepção de risco da ingestão de bebida alcoólica e direção, fator agravante que aumenta a incidência dos sinistros com vítimas fatais e lesões graves no trânsito durante esse período festivo.

“Nossa intenção foi de dialogar com a população, levando informação de forma clara, acessível e respeitosa, mostrando que diversão e segurança podem e devem caminhar juntas. Todas as abordagens foram pautadas na conscientização, destacando que a escolha de não beber e dirigir, de utilizar transporte seguro ou de assumir o papel de Amigo da Rodada, é uma decisão que salva vidas”, comentou a coordenadora de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl.

As abordagens ocorreram nos pontos de eventos de Cuiabá, como no carnaval da Arena Pantanal, na praça da Mandioca, nas rodovias que ligam municípios com festividades de carnaval, como na MT-251 (sentido Chapada dos Guimarães), além de Amigo da Rodada em locais de eventos, bares e restaurantes de Chapada dos Guimarães, Cáceres, Santo Antônio do Leverger e Guirantinga.

Também foram promovidas palestras e desenvolvidas ações educativas em empresas e órgãos públicos, com foco na conscientização e na disseminação de informações relevantes ao público-alvo.

“Alcançamos um resultado muito positivo. Tivemos excelente receptividade por parte dos foliões e demais cidadãos que passaram pelos pontos de ação, alcançando mais de 5 mil pessoas. Esse número representa mais que estatística. Representa a oportunidades de reflexão, mudança de comportamento e prevenção de sinistros”, disse Rosane Pölzl.

A diretora de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, Adriana Carnevale, destacou que a educação para o trânsito é uma ferramenta poderosa de transformação social.

“Quando conseguimos sensibilizar cada cidadão sobre o seu papel no trânsito, fortalecemos uma cultura de paz, responsabilidade e preservação da vida, que é a nossa maior missão”, falou.

As abordagens educativas tiveram apoio da Secretaria Municipal de Saúde, em Cuiabá, da Polícia Militar nos municípios do interior, das Ciretrans locais, das forças de Segurança no município de Chapada dos Guimarães e Cáceres, na operação Lei Seca, e algumas ações com apoio da Gerência de Políticas sobre Drogas da Secretaria Adjunta do Sistema Socioeducativo e Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado de Justiça.

Detran-MT orienta mais de 5 mil pessoas durante o Carnaval

Projeto de lei do deputado Nininho proíbe