O 4º Comando Regional da Polícia Militar divulgou o balanço da Operação Carnaval 2026, realizada entre os dias 13 e 17 de fevereiro, em Rondonópolis e municípios da região sul de Mato Grosso. Ao todo, foram registradas 393 ocorrências atendidas durante o período festivo.
Entre as principais naturezas registradas estão 33 casos de ameaça, 26 de lesão corporal, 12 prisões por mandado judicial, 12 ocorrências de tráfico ilícito de drogas e três de associação para o tráfico. Também foram contabilizadas sete autuações por conduzir veículo sob efeito de álcool ou substância psicoativa e três casos de direção perigosa em via pública.
O relatório aponta ainda duas ocorrências de encontro de cadáver, um caso de estupro, uma ocorrência de posse irregular de arma de fogo de uso permitido e três localizações de veículos.
Na comparação com o Carnaval de 2025, realizado entre 28 de fevereiro e 4 de março daquele ano, os dados indicam redução de 43% em um dos principais indicadores estratégicos monitorados pela corporação, além de queda de 19% em outro recorte comparativo de ocorrências relevantes.
Outro dado considerado positivo pelo comando regional foi a ausência de registros de roubos, furtos e homicídios no período da Operação Carnaval 2026 nas áreas destacadas no relatório.
A operação integrou ações ostensivas, reforço no policiamento preventivo, fiscalização de trânsito e intensificação de abordagens em pontos estratégicos. O objetivo foi garantir a segurança da população durante as festividades, coibir crimes e reduzir ocorrências relacionadas ao consumo de álcool e drogas.
O 4º Comando Regional avalia que os resultados refletem o planejamento operacional e o emprego direcionado de efetivo nas áreas de maior concentração de público, reforçando a estratégia de prevenção e repressão qualificada durante eventos de grande circulação de pessoas.