• 14 de fevereiro de 2026
#Mato Grosso #Meio ambiente

MEIO AMBIENTE

Mato Grosso atinge menor índice de alerta de desmatamento em dez anos, aponta Inpe

Estado acumulou 321 km² sob alerta entre agosto de 2025 e janeiro de 2026, redução de 50% frente à média histórica
Foto: Reprodução

Mato Grosso registrou, entre agosto de 2025 e janeiro de 2026, o menor volume de áreas sob alerta de desmatamento da última década. No período, foram contabilizados 321 quilômetros quadrados, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, por meio do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter). As informações foram divulgadas na última quinta-feira.

O resultado representa uma redução de 50% em comparação à média histórica dos últimos dez anos para o mesmo intervalo, que soma 639 km². Em relação ao período equivalente do ano anterior, a queda foi de 38%.

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente em exercício, Alex Marega, os números consolidam uma tendência de retração nos índices. “Os dados referentes aos alertas mostram que Mato Grosso continua numa redução de desmatamento significativa, quando comparado com a média histórica dos últimos 10 anos”, afirmou.

A série histórica do Inpe revela que o pico de alertas para os últimos seis meses de cada ano ocorreu em 2023, quando foram registrados 1.030 km². Em 2024, o total caiu para 448 km². Já em 2025 houve leve alta, com 516 km², e agora, em 2026, o índice voltou a recuar, alcançando o menor patamar da década, com 321 km².

Os dados reforçam a tendência de desaceleração no avanço do desmatamento no estado, indicador monitorado nacional e internacionalmente como referência nas políticas ambientais e de fiscalização.

Mato Grosso atinge menor índice de alerta de desmatamento em dez anos, aponta Inpe

Dois suspeitos morrem em troca de tiros

Mato Grosso atinge menor índice de alerta de desmatamento em dez anos, aponta Inpe

Polícia Militar prende faccionado com 50 tabletes