• 10 de fevereiro de 2026
#Educação

EDUCAÇÃO

Nininho articula expansão da Escola Militar Tiradentes em Cáceres; projeto prevê construção de 10 novas salas de aula

Deputado negocia recursos estaduais para construção de novas salas e reforma de refeitório para ampliar capacidade de atendimento de 800 para mil alunos
Foto: Assessoria

O deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (Republicanos) fará articulações junto ao Governo do Estado para viabilizar investimentos na Escola Estadual Militar Tiradentes Professor Natalino Ferreira Mendes, em Cáceres. Os recursos serão destinados para construção de dez novas salas de aula e reforma completa do refeitório, visando elevar a capacidade da unidade dos atuais 800 para mil estudantes.

A articulação atende a uma demanda apresentada pela liderança de Cáceres, Beatriz Costa, pelo diretor da instituição, coronel Júlio Martins de Carvalho, e pela sargento Mirian Soares. “O compromisso é garantir que a estrutura física acompanhe a excelência do ensino aplicado. A Escola Tiradentes de Cáceres é referência e precisa de espaço para absorver a crescente demanda da região”, afirma Nininho.

 

ALTA PROCURA E DÉFICIT DE VAGAS

A necessidade de ampliação da unidade é corroborada pela pressão da demanda comunitária em Cáceres. Segundo o coronel Martins, a procura pelo modelo de ensino militar supera amplamente a oferta atual no município, gerando extensas filas de espera e cadastros de reserva que crescem a cada ano letivo.

“Se fôssemos incluir todos os inscritos de uma só vez, praticamente precisaríamos de outra escola exclusiva para esses novos candidatos. A população de Cáceres, que é o nosso verdadeiro poder, quer seus filhos nesse estilo de educação. Recebemos famílias o tempo todo em busca de vagas, aguardando desistências que raramente ocorrem, a menos que haja uma transferência de cidade”, explica o coronel.

Para o diretor, o investimento articulado pelo deputado Nininho é uma resposta direta ao desejo das famílias por uma formação que integre conhecimentos pedagógicos e disciplina militar. “A ampliação traz um novo cenário e as famílias ficarão muito felizes em poder matricular seus filhos. Vejo com bons olhos esse investimento em salas de aula e na estruturação do ambiente para recepcionar esses novos alunos com a qualidade que a tradição da escola exige”, pontua coronel Martins.

 

TRADIÇÃO E DISCIPLINA

A Escola Estadual Militar Tiradentes, que homenageia o historiador e poeta Natalino Ferreira Mendes, passou pela transição para o modelo militar em 2021. Para o coronel Júlio Martins de Carvalho, o investimento que está sendo articulado pelo deputado Nininho é fundamental para manter os índices de desempenho e a organização. “A ampliação vai permitir um ambiente mais adequado para o desenvolvimento das atividades cívico-militares e pedagógicas, refletindo diretamente no aprendizado dos nossos jovens”, pontua o diretor.

A defesa da ampliação ganha um contorno pessoal para a liderança Beatriz Costa. Ex-aluna da primeira turma formada sob a gestão da Polícia Militar compartilhada com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), ela ressalta o impacto da metodologia em sua trajetória. “Essa instituição carrega história, formação e futuro. Investir na Escola Militar Tiradentes é investir em jovens, valores e oportunidades. A educação transforma vidas”, comenta Beatriz.

Beatriz recorda o período em que coordenou a primeira formatura militar da instituição, após o fim do modelo de ensino regular. “Fui aluna da primeira turma a se formar após a implantação do modelo. Aqueles momentos simbolizaram disciplina, união e liderança, e permanecem marcados em minha trajetória e n o meu dia a dia como cidadã”, conclui a jovem liderança de Cáceres.

 

LEGADO E EXPANSÃO

O deputado Nininho reforça que o fortalecimento da unidade em Cáceres preserva o legado do patrono Natalino Ferreira Mendes ao mesmo tempo em que projeta o município como polo de educação de qualidade. “Estamos trabalhando para que o governo libere os recursos o quanto antes, pois entendemos que a disciplina e o civismo são pilares para formar cidadãos preparados para os desafios atuais”, reitera.

Para o parlamentar, o sucesso do modelo reside na preservação de valores fundamentais dentro do ambiente escolar. “Valorização da meritocracia, disciplina rígida, noções de hierarquia, cidadania e respeito são ativos que vêm atraindo um público cada vez maior para essas instituições. Nas escolas militares, é o aluno quem se molda às regras, não o contrário”, afirma o deputado.

Nininho avalia que o rigor disciplinar é o diferencial para garantir a segurança e o foco pedagógico. “Desrespeito aos professores, brigas, vandalismo e uso de drogas, por exemplo, não são tolerados. Nessas instituições, a disciplina é levada a sério, o que proporciona um ambiente de estudo organizado, respeitoso e sadio”, reitera o deputado.

 

Redação: Sérgio Ober

Nininho articula expansão da Escola Militar Tiradentes em Cáceres; projeto prevê construção de 10 novas salas de aula

Comissão técnica deixa o Primavera após rebaixamento

Nininho articula expansão da Escola Militar Tiradentes em Cáceres; projeto prevê construção de 10 novas salas de aula

Nininho articula expansão da Escola Militar Tiradentes