Colheita da soja 25/26 avança em Mato Grosso, mas chuvas ainda impõem ritmo cauteloso
Trabalhos alcançam quase 2% da área estimada e seguem acima do registrado na safra passada e da média dos últimos cinco anos Foto: Reprodução
A colheita da soja da safra 2025/2026 já começou em Mato Grosso e, até a última sexta-feira, atingiu 1,98% dos 13,01 milhões de hectares estimados para a temporada. O ritmo dos trabalhos a campo segue acelerado, com avanço de 1,28 ponto percentual em relação ao mesmo período da safra 2024/2025 e 0,89 ponto percentual acima da média dos últimos cinco anos.
De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o progresso poderia ser ainda mais expressivo não fossem as chuvas pontuais registradas em algumas regiões do estado, que acabaram limitando o avanço das máquinas nas lavouras.
Entre as regiões produtoras, o Médio-Norte apresenta o melhor desempenho até o momento, com 4,13% da área já colhida. Mesmo com a presença de umidade no solo, os produtores têm conseguido manter o ritmo da colheita, o que também começa a refletir positivamente na logística regional.
Para os próximos sete dias, a projeção meteorológica do NOAA indica acumulados de chuva entre 5 e 25 milímetros na maior parte de Mato Grosso. Caso o volume se confirme, o cenário pode impor novas limitações ao avanço da colheita da oleaginosa no estado.






