Mato Grosso registra recorde histórico no abate de bovinos em 2025
Estado supera 7,4 milhões de cabeças abatidas impulsionado por intensificação produtiva e demanda externa Foto: Reprodução
Mato Grosso encerrou o ano de 2025 com recorde no volume de bovinos enviados para abate, consolidando o maior resultado já registrado pelo Estado. Somente no mês de dezembro, foram abatidas 607,93 mil cabeças de gado. No acumulado do ano, o total chegou a 7,46 milhões de animais, número 1,44% superior ao registrado em 2024, conforme dados do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).
O crescimento nos abates foi impulsionado, principalmente, pela maior oferta de animais terminados, resultado da ampliação dos sistemas de intensificação da produção, como confinamento, semi-confinamento e Terminação Intensiva a Pasto (TIP). Outro fator determinante foi a forte demanda do mercado externo pela proteína bovina brasileira.
Um dos principais destaques do levantamento foi o aumento expressivo no abate de bovinos jovens, machos e fêmeas com até 24 meses de idade. Em 2025, foram encaminhadas 3,22 milhões de cabeças desse perfil para as indústrias frigoríficas, volume 17,55% superior ao de 2024 e o maior já registrado no Estado.
Com esse desempenho, a participação de animais jovens no total de abates atingiu 43,24% em 2025, representando um avanço de 5,93 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Segundo o Indea, o resultado reflete a evolução dos sistemas produtivos e o ganho de eficiência da pecuária mato-grossense, consolidando Mato Grosso como líder nacional no setor.





