• 13 de janeiro de 2026
#Destaque #Primavera do Leste #Redes

Feiras recebem organização, estrutura e investimentos para fortalecer produtores locais

Foto:

O apoio contínuo às feiras municipais tem sido uma das principais ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar. Atualmente, o município conta com duas feiras fixas e uma itinerante, o que exige planejamento, organização e presença constante do poder público.

Segundo o superintendente de Agricultura Familiar, Gerson Poleto, a primeira medida adotada neste ano foi a formalização da Associação da Feira da Lua, garantindo mais autonomia e organização aos feirantes.

“Agora eles conseguem definir os locais de funcionamento, os produtos comercializados, quem pode participar e até a organização do entorno da feira. Isso trouxe mais segurança e estrutura para o evento”, explicou.

Além disso, a equipe técnica auxilia na montagem das barracas, fornece suporte elétrico, aciona o setor de trânsito para garantir a segurança viária e solicita apoio da força policial durante as atividades. O espaço administrativo também é cedido para reuniões da associação, funcionando como ponto de apoio para os feirantes.

Na Feira da Proleste (Apholeste), o trabalho começa ainda no campo, com atendimento direto aos produtores. A estrutura física do local passa por manutenção, incluindo correção de telhado e calhas, que antes permitiam a entrada de água da chuva. Também foram definidos novos padrões de limpeza, organização dos contêineres e manejo de resíduos. Os boxes receberam pintura nova e a rede elétrica foi regularizada.

Já na Feira da Três (Asfegramp), além do suporte aos produtores associados, foram realizadas melhorias na infraestrutura. Um climatizador foi instalado como projeto-piloto e servirá de modelo para a implantação de mais 11 equipamentos, que também serão levados à Feira da Proleste.

“O objetivo é oferecer mais conforto para quem trabalha e para quem frequenta as feiras”, destacou Gerson.

Valorização da produção local

A presidente da Associação da Feira da Lua, Shirley, reforçou que o foco principal do evento é a valorização da agricultura familiar.

“Nossa feira começa às cinco da tarde, mas os produtos são colhidos duas ou três horas antes. É alimento fresco, direto do produtor para o consumidor”, afirmou.

Ela destacou que, sem a presença dos agricultores familiares, a feira perderia sua essência. “Se não fosse isso, viraria apenas uma feira gastronômica, e esse não é o nosso objetivo. Queremos fortalecer quem produz.”

Shirley também comemorou o crescimento do evento nos últimos anos. Em 2023, a feira chegou a contar com apenas dez feirantes. Já no ano passado, houve aumento no número de participantes e na variedade de produtos.

“Os feirantes estão satisfeitos. Tivemos um ano muito positivo, com união e fortalecimento. Agora buscamos atrair mais agricultores, inclusive com apoio de produtores da região do Vale Verde, por meio da parceria com o município de Poxoréu”, explicou.

Convite à população

A presidente da associação convidou toda a comunidade para a primeira edição da Feira da Lua de 2026, marcada para o dia 20 de janeiro.

“Queremos que as pessoas conheçam o que é produzido aqui, valorizem o agricultor local e consumam alimentos frescos e de qualidade”, finalizou

Fonte: Prefeitura de Primavera do Leste – MT

Feiras recebem organização, estrutura e investimentos para fortalecer produtores locais

Secretaria de Esportes organiza reservas para uso

Feiras recebem organização, estrutura e investimentos para fortalecer produtores locais

Unidade de Saúde do Poncho Verde reforça