Saúde inova e passa a ofertar Implanon gratuitamente pelo SUS
Foto:
A Secretaria Municipal de Saúde passa a ofertar o Implanon, método contraceptivo de longa duração, reversível e de alta eficácia, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa amplia o acesso das mulheres a tecnologias modernas de planejamento reprodutivo, garantindo mais autonomia, segurança e cuidado com a saúde reprodutiva.
O contraceptivo é disponibilizado pelo Ministério da Saúde e é o mesmo utilizado na rede particular, já que há apenas um fabricante no Brasil. O Implanon é totalmente gratuito e considerado um dos métodos mais seguros disponíveis atualmente, com eficácia comparável ou até superior à laqueadura.
Segundo a Secretaria de Saúde, o município se antecipou ao processo de implantação.
“Foi realizada uma reunião juntamente com a equipe técnica para capacitar os profissionais e garantir a colocação dos implantes de forma rápida. Somos o primeiro município do Estado de Mato Grosso a realizar a inserção do Implanon com essa remessa encaminhada pelo Ministério da Saúde”, destaca a pasta.
De acordo com a profissional Laís, o método se destaca pela tecnologia, segurança e praticidade.
“É um método de longa duração, reversível e de alta eficácia. Hoje, é o mais seguro que temos disponível. O risco de gravidez é extremamente baixo, o que torna o Implanon uma excelente opção para muitas mulheres”, explica.
A inserção do implante é um procedimento simples, realizado com anestesia local, sob responsabilidade de profissionais devidamente capacitados. O método tem duração de até três anos e, após a remoção, a fertilidade retorna de forma rápida.
O Implanon é indicado para mulheres e adolescentes de 15 a 49 anos que desejam a contracepção. Para ter acesso, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e passar por consulta com enfermeiro ou médico da Atenção Primária à Saúde. Durante a consulta, o profissional avalia as condições de saúde e, em conjunto com a paciente, define se o método é o mais adequado.
Caso haja indicação, a mulher é encaminhada ao Planejamento Familiar, responsável pelo agendamento da inserção. A paciente será informada via WhatsApp sobre a data e local do procedimento, que será realizado em uma UBS, conforme orientação da equipe.
A oferta do implante subdérmico ocorrerá de forma gradual, conforme critérios de prioridade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Pré-requisitos
• Ser residente no município
• Desejar a contracepção
• Ter entre 15 e 49 anos
Critérios de prioridade
• Mulheres com contraindicação a outros métodos contraceptivos
• Mulheres em situação de rua
• Mulheres vivendo com HIV/AIDS em uso de dolutegravir
• Mulheres em uso de talidomida
• Mulheres privadas de liberdade
• Profissionais do sexo
• Mulheres em tratamento de tuberculose em uso de aminoglicosídeos
A Secretaria de Saúde reforça que os critérios de prioridade não excluem outros públicos. Gradualmente, o método será disponibilizado a todas as mulheres e adolescentes de 15 a 49 anos. A decisão pelo uso do Implanon deve partir da própria usuária, em diálogo com os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS), respeitando critérios de elegibilidade e a escolha individual.






