• 9 de janeiro de 2026
#Agronegócio #Destaque #Redes

Produtores de soja em Goiás têm até 17 de janeiro para registrar lavouras na Agrodefesa

Foto:

Com o encerramento do período oficial de semeadura no dia 2 de janeiro, os produtores de soja goianos têm até o dia 17 de janeiro de 2026 para realizar o cadastro obrigatório das áreas plantadas no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago).

A medida é determinada pela Instrução Normativa nº 06/2024 da Agrodefesa e tem como objetivo reforçar o controle fitossanitário e a prevenção da ferrugem asiática da soja, uma das principais ameaças à cultura.

Cadastro fortalece o monitoramento e a competitividade da soja

O presidente em substituição da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Rafael Vieira, destaca que o registro das lavouras é essencial para manter a competitividade de Goiás, que figura entre os três maiores produtores de soja do país.

“O cadastro segue as normas estaduais e as diretrizes do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS), coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), garantindo a sanidade vegetal e prevenindo prejuízos econômicos ao setor”, ressaltou Vieira.

Mapeamento das áreas ajuda na prevenção de pragas

Segundo o gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Leonardo Macedo, os dados coletados nos cadastros permitem um mapeamento preciso das áreas de produção no estado.

“As informações subsidiam ações de prevenção e controle fitossanitário, permitindo à Agência atuar de forma assertiva no combate a pragas que podem inviabilizar a produção, como a ferrugem asiática, que causa desfolha precoce e compromete o peso e a qualidade dos grãos”, explicou.

Como realizar o cadastro no Sidago

O processo de registro deve ser feito online, pelo Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago).

O produtor precisa informar:

  • Área plantada;
  • Tipo de cultivar;
  • Data do plantio e previsão de colheita;
  • CNPJ do fornecedor da semente ou declaração de produção própria;
  • Indicação se a lavoura é irrigada ou não.

Após concluir o preenchimento, o sistema gera um boleto de taxa, e o cadastro só é validado após a confirmação do pagamento.

Os produtores que não efetuarem o registro dentro do prazo estarão sujeitos a sanções administrativas.

Goiás se destaca entre os maiores produtores de soja do país

A safra 2024/2025 consolidou Goiás como uma potência agrícola nacional. O estado produziu 20,7 milhões de toneladas de soja, um aumento de 23% em relação à safra anterior.

Com o resultado, Goiás alcançou a terceira posição entre os maiores produtores do Brasil, com produtividade média de 4,2 toneladas por hectare, a mais alta do país — um avanço de 20% em comparação ao ciclo anterior.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Produtores de soja em Goiás têm até 17 de janeiro para registrar lavouras na Agrodefesa

Exportações de ovos batem recorde histórico em

Produtores de soja em Goiás têm até 17 de janeiro para registrar lavouras na Agrodefesa

PM prende homem com espingarda e 98