• 7 de janeiro de 2026
#Destaque #Primavera do Leste #Redes

Unidades de saúde de Primavera do Leste retomam atendimento normal e reforçam alerta contra a dengue

Foto:

As unidades de saúde de Primavera do Leste retomaram o funcionamento normal, com atendimento ao público das 7h às 11h e das 13h às 17h. Com a regularização dos horários, as equipes também intensificam as orientações à população sobre os cuidados necessários para a prevenção da dengue, especialmente neste período marcado por chuvas intercaladas com dias de sol, cenário favorável à proliferação do mosquito transmissor.

Na Unidade Básica de Saúde do bairro Castelândia, a equipe reforça que a principal forma de combate à doença é a prevenção. O médico da unidade, Dr. Thiago Velt, destaca que eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti é fundamental para reduzir os casos. Segundo ele, “a melhor forma é a prevenção, que é evitar deixar cacos de vidro, pneus e latas vazias viradas para cima, principalmente nos pátios. A dengue a gente tem que combater o vetor, que é o mosquito que transmite”.

O médico alerta ainda que alguns sintomas devem servir como sinal de atenção para a população, como dor nas articulações, mialgia caracterizada por dor no corpo e nos músculos, febre e mal estar. Ao apresentar esses sinais, a orientação é procurar imediatamente a unidade de saúde para avaliação. No atendimento inicial, o paciente passa por triagem e, conforme o quadro clínico, é encaminhado ao atendimento médico ou de enfermagem. Havendo necessidade, são solicitados exames laboratoriais.

De acordo com o Dr. Thiago Velt, os exames para investigação da dengue têm prioridade e fazem parte de um conjunto básico de análises que auxiliam no diagnóstico diferencial das arboviroses. “Chikungunya, dengue e zika têm sintomas muito parecidos. Se a pessoa estiver sentindo esses sintomas, precisa procurar uma unidade de saúde. E, se houver sinais de alarme, como dor abdominal contínua, vômitos persistentes ou presença de sangramento, é preciso redobrar a atenção”, explicou.

Entre os sinais considerados mais graves estão sangramento nasal, gengival, presença de sangue nas fezes ou na urina. Nesses casos, a orientação é procurar diretamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação imediata. O médico ressalta que a identificação precoce dos sintomas é essencial para evitar complicações.

O tratamento da dengue é baseado principalmente na hidratação e no acompanhamento clínico adequado. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de não ignorar os sintomas e de buscar atendimento o quanto antes, além de manter os cuidados preventivos dentro de casa e nos quintais, contribuindo para a redução dos focos do mosquito e para a proteção coletiva da população de Primavera do Leste.

Fonte: Prefeitura de Primavera do Leste – MT

Unidades de saúde de Primavera do Leste retomam atendimento normal e reforçam alerta contra a dengue

StoneX Brasil Anuncia Glauco Monte como Novo

Unidades de saúde de Primavera do Leste retomam atendimento normal e reforçam alerta contra a dengue

Estádio Cerradão entra na reta final de