• 7 de janeiro de 2026
#Agronegócio #Destaque #Redes

Mato Grosso encerra 2025 com 31,6 milhões de bovinos e mantém liderança nacional, aponta Indea

Foto:

Mato Grosso fechou o ano de 2025 com 31,6 milhões de cabeças de gado, distribuídas em 106 mil propriedades rurais, segundo dados da campanha de atualização do rebanho realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea). As informações foram coletadas entre novembro e o início de dezembro e consolidam o estado como o líder nacional na pecuária bovina, superando com folga o Pará, que aparece em segundo lugar com 25,5 milhões de animais.

Cáceres, Vila Bela e Juara lideram em número de bovinos

Os municípios de Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e Juara concentram o maior número de bovinos do estado, somando juntos mais de 3,3 milhões de cabeças. Logo atrás aparecem Colniza, Juína, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Nova Bandeirantes, Porto Esperidião e Aripuanã, reforçando a predominância da pecuária em diversas regiões mato-grossenses.

Leve redução no rebanho é atribuída ao aumento nos abates

Em comparação com a primeira etapa da campanha, realizada em maio de 2025 — quando o estado contabilizava 32,1 milhões de cabeças —, houve redução de cerca de 500 mil animais.

Segundo João Marcelo Brandini Néspoli, coordenador de Defesa Sanitária Animal do Indea, essa queda está relacionada principalmente ao aumento do número de abates, com destaque para o crescimento do abate de fêmeas.

Campanha garante segurança sanitária e competitividade

O Indea realiza a campanha de atualização do rebanho duas vezes por ano, em maio e novembro. A ação substituiu a antiga campanha de vacinação contra a febre aftosa e tem papel fundamental na manutenção da certificação sanitária do rebanho mato-grossense.

Essas informações orientam o planejamento das políticas de defesa sanitária animal, assegurando que o estado continue competitivo nos mercados nacionais e internacionais de carne bovina.

Suinocultura cresce em Mato Grosso com 1,4 milhão de animais

Além do gado, a atualização do Indea mostrou que o estado conta com 1,4 milhão de suínos em criações tecnificadas, distribuídos em 101 estabelecimentos rurais localizados em 22 municípios.

Os principais polos da suinocultura mato-grossense são Tapurah, Nova Mutum, Vera, Sorriso e Lucas do Rio Verde, que concentram o maior número de criações comerciais.

Avicultura soma mais de 37 milhões de aves no estado

Na avicultura comercial, Mato Grosso atingiu a marca de 37,1 milhões de aves em 2025. A maior parte das criações é voltada para produção de ovos e frango de corte, com destaque menor para a criação de codornas, que totalizam 334 mil aves.

Essas atividades estão presentes em 342 propriedades rurais espalhadas por 61 municípios, sendo Nova Mutum, Primavera do Leste, Campo Verde, Sorriso e Lucas do Rio Verde os principais centros produtores.

Acesso aos dados completos

Os resultados detalhados da campanha estadual de atualização do rebanho podem ser consultados no site oficial do Indea Mato Grosso.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Mato Grosso encerra 2025 com 31,6 milhões de bovinos e mantém liderança nacional, aponta Indea

StoneX Brasil Anuncia Glauco Monte como Novo