• 18 de dezembro de 2025
#Esportes #Redes #Redes Sociais #Várzea Grande

ESPORTE QUE UNE

Futebol impulsiona valores sociais e fortalece laços familiares desde a infância

2ª Copa do Atleta do Futuro fecha atividades do projeto em 2025
Foto:

O futebol exerce um papel fundamental na socialização das crianças, pois estimula o trabalho em equipe, o respeito às regras e a convivência com colegas de diferentes perfis. Além disso, a prática esportiva contribui para o desenvolvimento da disciplina e da cooperação desde cedo. No ambiente familiar, o futebol também fortalece os laços, criando momentos de incentivo, diálogo e participação dos pais na rotina dos filhos, promovendo união e valores positivos.

Esses são um dos resultados obtidos pelo projeto Atleta do Futuro promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). No último sábado (13/12), em Várzea Grande, foi realizado um torneio de futebol com 61 atletas para marcar o encerramento das atividades do ano dos períodos matutino e vespertino. A competição ocorreu nas dependências da sede social da Refrigerantes Marajá, que é parceira do projeto que leva esporte por meio do futebol e cultura, com aulas de literatura e flauta para crianças da região.

O professor de Educação Física do Sesi, especializado em futebol, Alexandre Junior Mendes da Silva, destaca que as crianças do projeto tiveram avanços consideráveis tanto fisicamente, como em aspectos comportamentais. “Nos observamos que houve um aprimoramento da coordenação motora na forma dele correrem, digamos que houve esse desenvolvimento e crescimento motor. Nos mais velhos é notório a mudança no comportamento do momento que eles chegaram no projeto para o que percebemos hoje, mais contidos e disciplinados. Outro ponto a ser destacado é a questão do pertencimento, por serem aqui do bairro e estarem participando de um projeto dentro da marajá e a melhoria de desempenho dentro da escola”, explicou.

As aulas de futebol ocorrem nas segundas e quartas, em dois períodos e dois horários para crianças dos 8 anos aos 14 anos, com cerca de 80 crianças filhos de colaboradores da Marajá e crianças da comunidade, praticam futebol, literatura e flauta doce gratuitamente no contra turno escolar.

Segundo o coordenador de Recursos Humanos da Refrigerantes Marajá, Tiago Bruehmueler Morinigo, para a empresa é uma satisfação muito grande em proporcionar estes momentos para as crianças do projeto, ao se abrir o espaço para a condução destas aulas em parceria com o Sesi, o poder de transformação deste tipo de ação nas vidas das famílias é muito grande, pontua Tiago.  “Através do esporte eles aprendem a ter disciplina,  trabalho em equipe,  pensar no colega,  ajudar o outro, entre outras tantas habilidades. Acreditamos que estas iniciativas  fazem a diferença no desenvolvimento dessas crianças, não só por essas experiências que eles estão tendo ali dentro, mas possivelmente são referências que eles vão carregar na vida deles”, explicou.

A mãe do José Antônio de 08 anos, a dona de casa, Erika Alcione de Souza Alves, exaltou o projeto e confirmou os benefícios que a interação esportiva e com as outras crianças trouxeram para o seu filho.  “É muito bom para o comportamento dele, ele está adorando porque gosta muito de futebol, e melhorou bastante o seu desenvolvimento”, disse.

O barbeiro, Mauricio Rocha Campos, comenta que o seu filho Yago de 7 anos está no projeto desde maio, e pegou gosto pelo futebol. “Coloquei para que ele se desenvolvesse mais, não só jogando fisicamente, mas também socialmente. Ele confia no treinador com o conteúdo que ele passa, cria uma disciplina no geral e vai que de repente ele gosta e acaba virando jogador”, pontuou.

Ao final do torneio foram distribuídas medalhas “Extra Classe”, aos 61 atletas participantes do Atleta do Futuro.

Futebol impulsiona valores sociais e fortalece laços familiares desde a infância

Procura por imóveis rurais dispara em dezembro

Futebol impulsiona valores sociais e fortalece laços familiares desde a infância

Demanda de fim de ano impulsiona preços