Demanda de fim de ano impulsiona preços da carne suína no atacado, aponta Cepea
Foto:
Com a proximidade das festas de fim de ano, o consumo de cortes suínos típicos desse período aumentou e vem refletindo diretamente nos preços do mercado atacadista. De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o aquecimento da demanda tem sustentado as cotações em alta neste mês de dezembro.
Pernil registra valorização de 2,3% na parcial de dezembro
O levantamento do Cepea mostra que o preço médio do pernil no atacado paulista alcançou R$ 14,11 por quilo na parcial de dezembro (até o dia 16), valor 2,3% superior ao registrado em novembro de 2025. O aumento é atribuído à maior procura pelo produto, especialmente para as ceias de Natal e Ano-Novo, quando o consumo da carne suína ganha destaque nas mesas das famílias brasileiras.
Lombo também apresenta alta nas vendas e preços
Além do pernil, outro corte que tradicionalmente registra maior saída neste período é o lombo. Segundo o Cepea, esse produto também vem apresentando bom desempenho no mercado, impulsionado pelo mesmo movimento sazonal de maior demanda. O comportamento reforça o papel das festas de fim de ano como um dos principais motores de valorização para o setor suinícola no encerramento do ano.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio






