PIB do G20 cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2025, aponta OCDE
Foto:
O Produto Interno Bruto (PIB) dos países que compõem o G20 registrou alta de 0,8% no terceiro trimestre de 2025, em relação ao trimestre anterior, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O resultado reflete uma recuperação moderada, com ritmos distintos entre as principais economias do grupo.
Desempenho positivo em sete países do G20
De acordo com a OCDE, sete países apresentaram aceleração do crescimento em relação ao segundo trimestre de 2025, enquanto outros sete tiveram desaceleração e dois registraram retração. Entre os destaques positivos estão Canadá, que passou de uma queda de 0,5% para um avanço de 0,6%, e Itália, que voltou a crescer, saindo de -0,1% para 0,1%. Já a Alemanha estabilizou sua economia após retração anterior, mantendo variação de 0,0%.
Ásia lidera expansão entre as grandes economias
Os melhores resultados foram observados em países asiáticos. A Coreia do Sul apresentou forte aceleração, com alta de 1,3% ante 0,7% no trimestre anterior. A Índia manteve ritmo robusto, subindo de 1,8% para 2,0%, e a China avançou levemente, de 1,0% para 1,1%. Na França, o crescimento também ganhou força, de 0,3% para 0,5%.
Contrações e desacelerações em outras economias
Em contrapartida, parte das nações do G20 registrou queda ou desaceleração da atividade econômica. O Japão e o México apresentaram contrações de 0,6% e 0,3%, respectivamente. O crescimento enfraqueceu ainda na Arábia Saudita (de 1,9% para 1,4%) e na Turquia (de 1,6% para 1,1%).
Outras economias, como África do Sul (de 0,9% para 0,5%) e Austrália (de 0,7% para 0,4%), também registraram ritmo mais lento. O Brasil, o Reino Unido e a Indonésia tiveram pequenas quedas na expansão, variando de 0,3% para 0,1% e de 1,3% para 1,2%, respectivamente.
Crescimento anual é de 3,1% no conjunto do G20
Na comparação anual, o PIB agregado do G20 avançou 3,1% no terceiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. A Índia foi novamente destaque, com a maior taxa de crescimento entre os países do grupo, alcançando 8%, enquanto o México registrou o pior desempenho, com retração de 0,2%.
EUA ficam de fora do cálculo devido a shutdown
A OCDE informou que os dados dos Estados Unidos não foram incluídos no cálculo geral do PIB do G20 neste trimestre, em razão do shutdown governamental que impediu a atualização completa das estatísticas econômicas do país.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio






