• 15 de dezembro de 2025
#Destaque #Infraestrutura #Mato Grosso #Redes

INFRAESTRUTURA

Nininho articula pavimentação de 180 km da MT-325 entre Juara e Alta Floresta; 30 km até Itapaiúna têm projeto pronto na Sinfra

Deputado destaca eixo estratégico para ligação com a BR-163, pede prioridade para 30 km até a região da Itapaiúna e acompanha licitação da MT-338, anunciada pelo governo estadual até o distrito de Águas Claras
Foto: Assessoria

O deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho(Republicanos) solicitou na sexta-feira (12), durante agenda oficial do governador Mauro Mendes em Juara, a conclusão da pavimentação de um trecho de 30 km da MT-325, também identificada como MT-160 em parte do traçado, entre a localidade de Tatu e a Serra da Itapaiúna,que integra Juara à rota até Alta Floresta. A solicitação foi apresentada ao chefe do Executivo estadual e reforça uma demanda antiga de produtores rurais e moradores da região. Ao todo, um trecho de 180 quilômetros ainda está sem asfalto entre Juara e Alta Floresta.

O pedido de Nininho aconteceu durante o anúncio da pavimentação de 24,4 km da MT-338, no trecho entre Juara e o distrito de Águas Claras, com investimento de R$ 58 milhões, resultado de articulação política do parlamentar junto ao governo estadual. O deputadodestaca que o asfalto consolida a MT-325/MT-160 como eixo logístico de ligação com a BR-163, passando por Alta Floresta, Carlinda e Novo Mundo, e garante o acesso de Juara ao Porto de Miritituba, no Pará.

“A MT-325 é um corredor importante para Juara e toda a região. Já temos trechos asfaltados, mas é fundamental que, além de concluir os 30 km já previstos em projeto, sejam incluídos os 150 km restantes, até Alta Floresta, para garantir integração logística, reduzir custos de transporte e dar segurança ao tráfego”, afirma Nininho. Ele pontua que a rodovia já conta com 45 km pavimentados no sentido Juara a Alta Floresta e outros 50 km no sentido inverso, a partir de Alta Floresta até a região do Pista do Cabeça.

A solicitação da pavimentação dos 30 km apresentada ao governador inclui um projeto executivo já protocolado na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, doado pela Associação dos Produtores Rurais de Itapaiúna(Apri). O deputado informa que a documentação atende às exigências técnicas do governo estadual e está pronta para avançar à fase de licitação.

ARTICULAÇÃO

Nininho relata que o tema também foi tratado com o vice-governador Otaviano Pivetta, que assume o governo em 2026. “Conversei com o vice-governador para que esse trecho esteja entre as prioridades da próxima programação de licitações. A partir de 2026, vou intensificar essa articulação para garantir que a obra saia do papel”, declara o parlamentar.

A demanda é defendida pela Apri, representada pela presidente Líria Machado, pelo vice-presidente José Ernesto Gracia, pelo secretário Robson Machado e pelo tesoureiro Eleno Júnior. A entidade argumenta que a pavimentação do trecho elimina gargalos históricos, especialmente em áreas de serra, que ficam intransitáveis durante o período chuvoso.

Líria Machado informa que o projeto de pavimentação da MT-160 está aprovado na Sinfra e pronto para ser licitado, com previsão para início de 2026. Ela destaca que a previsão orçamentária já foi incluída no Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) do próximo ano. “Odeputado Nininho tem sido fundamental na articulação e para reforçar a cobrança de execução da obra. Acreditoque a ordem de serviço será dada pelo governador em conjunto com a pavimentação da segunda etapa da MT-338”, avalia Líria.

Para o vereador Markito, a conclusão da MT-325 é decisiva para o desenvolvimento regional. “Essa obra é uma necessidade real de quem produz e mora na região. A pavimentação vai reduzir o custo do frete e melhorar o acesso aos serviços básicos”, diz. A presidente da Câmara de Juara, Patrícia Vivian, ressalta que a pauta é recorrente no Legislativo municipal. “É uma reivindicação antiga da população e precisa de encaminhamento definitivo”, comenta.

MT-338

Durante a agenda em Juara, o governador Mauro Mendes anunciou a pavimentação da MT-338, entre a cidade e o distrito de Águas Claras. A obra, orçada em R$ 58 milhões, atende a uma solicitação apresentada por Nininhoa partir de demandas dos vereadores Markito, José Mercedes Galvão e Patrícia Vivian, e do representante da Associação Águas Claras, Diou Serafim, além de Douglas Barros.

“Vou acompanhar de perto o andamento da licitação da MT-338 e atuar para que o processo avance com a maior agilidade possível. Em 2026, também vou trabalhar para viabilizar a pavimentação dos demais trechos dessa rodovia, que permite o acesso a Nova Monte Verde”, informa o deputado.

ATENÇÃO ÀS DEMANDAS

O parlamentar agradeceu ao governo estadual pelo encaminhamento das demandas de infraestrutura. “Agradeço ao governador Mauro Mendes, ao vice-governador Otaviano Pivetta e ao secretário da Sinfra[Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística], Marcelo de Oliveira, pela atenção às demandas de Juara e da região”, declara. Ele também cita a parceria de outrosrepresentantes ligados à MT-338, como EdineiSemensanto, Odair Zonta e Luiz Roque Volpato.

A estratégia de Nininho a partir de agora é manter o acompanhamento técnico e político dos projetos, com atenção à inclusão do trecho da MT-325 na programação orçamentária de 2026. “Vou seguir acompanhando cada etapa na Sinfra. A pavimentação desse corredor vai impactar diretamente a produção agrícola, o escoamento da safra de grãos, o transporte escolar e a integração econômica do Vale do Arinos”, reforça o deputado.

Nininho articula pavimentação de 180 km da MT-325 entre Juara e Alta Floresta; 30 km até Itapaiúna têm projeto pronto na Sinfra

SINFRA intensifica limpeza de praças e espaços

Nininho articula pavimentação de 180 km da MT-325 entre Juara e Alta Floresta; 30 km até Itapaiúna têm projeto pronto na Sinfra

Agro-Pecuária CFM comercializa 1.136 touros Nelore CEIP