Mato Grosso conclui plantio da soja 2025/26 após estiagem afetar ritmo
Foto:
O plantio da soja da safra 2025/26 em Mato Grosso foi concluído na última sexta-feira (5), atingindo 100% dos 13,01 milhões de hectares previstos, segundo análise semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgada na segunda-feira (8). O avanço registrado na última semana foi de 0,31 ponto percentual.
O Imea destacou que o início da semeadura ocorreu em ritmo acelerado, considerado o mais rápido dos últimos cinco anos, impulsionado pelos volumes de chuva acumulados no começo do período.
Estiagem e altas temperaturas impactam o ritmo
Apesar do início promissor, o fim de outubro foi marcado por estiagem e temperaturas elevadas, que geraram preocupação quanto ao desenvolvimento das lavouras. O instituto apontou que essas condições reduziram o ritmo das atividades, mantendo o indicador abaixo da média histórica recente.
As regiões Centro-Sul, Nordeste e Sudeste do estado foram as mais afetadas pela irregularidade das chuvas, atrasando a conclusão do plantio, que só foi finalizada na última semana nessas áreas.
Previsão de chuvas pode minimizar impactos
Para as próximas semanas, as projeções do NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) indicam acúmulos de 65 a 75 milímetros de chuva na maior parte do estado. Segundo o Imea, esse volume pode ajudar a mitigar os efeitos da estiagem e favorecer o desenvolvimento das lavouras.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio






