• 11 de dezembro de 2025
#Destaque #Primavera do Leste #Redes

CREAS alerta para os cuidados com a saúde mental e a prevenção à violência nas festas de final de ano

Foto:

Com a chegada das festas de final de ano e o início do período de férias, muitas famílias intensificam as confraternizações, viagens e momentos de lazer. No entanto, esse também é um período em que, tradicionalmente, aumentam os excessos: seja no consumo de álcool e outras substâncias, seja nas tensões emocionais e familiares que repercutem diretamente na saúde mental e no convívio social.

Diante desse cenário, o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – de Primavera do Leste, faz um alerta importante à população, reforçando a necessidade de atenção aos fatores que podem desencadear situações de violência ou violação de direitos, especialmente entre os públicos mais vulneráveis.

A coordenadora do CREAS, Bruna Bonotto, lembra que o final do ano exige cuidado redobrado. Segundo ela, muitos dos registros atendidos nesse período têm relação direta com comportamentos impulsivos e uso abusivo de substâncias lícitas e ilícitas.

“O CREAS, por ser uma instituição que atende pessoas em situação de violência ou violação de direitos, vem nesse momento de final de ano fazer um alerta a toda a comunidade para o aumento dos casos de violência, tanto em relação a crianças e adolescentes, como a idosos, pessoas com deficiência e mulheres, por conta do uso de substâncias lícitas e ilícitas, como o álcool e outras drogas”, ressalta.

A coordenadora destaca que “durante as confraternizações, faça um consumo consciente para que esses casos não tenham aumento no nosso município. É importante lembrar da proteção da criança, do adolescente, da mulher, do idoso e da pessoa com deficiência. Se souber de alguém passando por violação de direitos, procure o CREAS. A instituição pode ajudar”, avalia.

Além do alerta, Bruna reforça que a saúde mental deve ser tratada como prioridade também no período festivo. A sobrecarga emocional, as cobranças familiares, a ansiedade típica da época e as expectativas em relação ao novo ano podem afetar significativamente o bem-estar das pessoas. Manter limites, respeitar o próprio tempo e buscar apoio profissional quando necessário são atitudes essenciais para atravessar a temporada de forma mais equilibrada.

Fonte: Prefeitura de Primavera do Leste – MT

CREAS alerta para os cuidados com a saúde mental e a prevenção à violência nas festas de final de ano

Clima favorável acelera plantio de algodão na

CREAS alerta para os cuidados com a saúde mental e a prevenção à violência nas festas de final de ano

Como proteger o ganho de peso do