• 10 de dezembro de 2025
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Problemas de Infraestrutura em Portos Geram Prejuízo de R$ 8,7 Milhões a Exportadores de Café em Outubro

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Infraestrutura portuária defasada afeta exportações

A defasagem na infraestrutura dos portos brasileiros continua prejudicando exportadores de café. Segundo levantamento do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), em outubro de 2025, atrasos e rolagem de cargas impediram o embarque de 2.065 contêineres — equivalentes a 681.590 sacas de 60 kg — resultando em prejuízo de R$ 8,719 milhões para empresas associadas à entidade, com custos extras de armazenagem, pré-stacking e detentions.

O não embarque deste volume também representou uma perda de US$ 278,08 milhões (aproximadamente R$ 1,497 bilhão) em receita cambial, considerando o preço médio Free on Board (FOB) de US$ 407,99 por saca e a cotação média do dólar de R$ 5,3849.

Porto de Santos sofre atrasos críticos

O Porto de Santos, principal ponto de escoamento do café brasileiro, concentrou 73% de atrasos em outubro, envolvendo 1.656 contêineres e 148 de 203 navios programados. O tempo máximo de espera registrado no mês foi de 61 dias.

Eduardo Heron, diretor técnico do Cecafé, destaca que embora haja projetos de investimento em andamento — como o aprofundamento do calado para 16 metros, a terceira via de descida da Rodovia Anchieta e a segunda alça de acesso ao embarcadouro — “os impactos só serão sentidos daqui a pelo menos cinco anos”.

Dados nacionais de atrasos em navios

De acordo com o Boletim DTZ, elaborado pela startup ElloX Digital em parceria com o Cecafé:

  • 52% dos navios nos principais portos do Brasil sofreram atrasos ou alterações de escalas em outubro (204 de 393 embarcações).
  • No Porto do Rio de Janeiro, segundo maior exportador de café, 30% dos navios tiveram atraso, com maior intervalo entre deadlines de 77 dias.

Sobre os procedimentos de gate aberto:

  • Santos: 3% acima de quatro dias, 48% entre três e quatro dias, 49% menos de dois dias.
  • Rio de Janeiro: 22% acima de quatro dias, 48% entre três e quatro dias, 30% menos de dois dias.
Impacto no comércio exterior e perspectivas

O cenário evidencia que, apesar dos anúncios de investimentos estratégicos, os gargalos logísticos nos portos brasileiros continuam a gerar prejuízos significativos para o setor cafeeiro. Especialistas alertam que a resolução dos problemas exigirá planejamento de longo prazo e maior agilidade nas obras de infraestrutura.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

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