Policiais civis participam da 1ª edição do “Curso de Atuação Policial Frente à Violência de Gênero contra as Mulheres” em Brasília
Foto:
A Polícia Civil de Mato Grosso participa da 1ª edição do “Curso de Atuação Policial Frente à Violência de Gênero contra as Mulheres”, com a presença de cinco delegadas e duas investigadoras. O curso de capacitação, com caráter multiplicador, é promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e se encerra nesta sexta-feira (5.12), em Brasília, após 11 dias de realização.
De acordo com o MJSP, o curso é destinado a policiais civis e peritos integrantes do Sistema Único de Segurança Pública, com prioridade para profissionais que atuam diretamente em ocorrências e investigações de violência de gênero contra mulheres.
O objetivo é capacitar esses profissionais para o atendimento humanizado e especializado de mulheres vítimas de violência de gênero, garantindo uma abordagem qualificada, fundamentada na legislação vigente, nos direitos humanos, com perspectiva de gênero e interseccional, a fim de prevenir a revitimização, fortalecer a rede de proteção e assegurar a efetividade da proteção às vítimas.
“O curso foi de extrema valia, oferecendo oportunidades de treinamento e desenvolvimento profissional, para que as profissionais possam realizar suas funções com excelência e contribuir para a melhoria da administração pública”, destacou a delegada e coordenadora da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Polícia Civil, Mariel Antonini.
O curso foi realizado entre 24 de novembro e 5 de dezembro, com aulas ministradas no Instituto de Criminalística da Polícia Civil do Distrito Federal, na Delegacia da Mulher da Asa Sul e na Escola Superior de Polícia do Distrito Federal. Dentre os assuntos trabalhados, estiveram Fundamentos da Violência Baseada em Gênero contra Mulheres, Aplicação Prática da Legislação na Segurança Pública e Atendimento Especializado e Humanizado às Mulheres em Situação de Violência.
Por Mato Grosso, também participaram duas peritas e uma médica legista da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Após o curso, todas as participantes serão certificadas como Multiplicadoras, sendo responsáveis por compartilhar o conhecimento adquirido com os demais policiais civis e peritos do Estado.
Fonte: Policia Civil MT – MT






