• 3 de dezembro de 2025
#Agronegócio #Destaque #Redes

Bolsas globais operam em leve alta e Ibovespa acompanha movimento com otimismo do mercado

Foto:

Os principais mercados financeiros internacionais iniciaram a quarta-feira (3) com tendência positiva, em meio ao otimismo dos investidores quanto aos próximos dados econômicos dos Estados Unidos e ao comportamento favorável das bolsas na Europa. No Brasil, o Ibovespa acompanha o cenário e segue em alta, impulsionado pelo apetite por risco e pelo bom humor dos investidores.

Mercados dos Estados Unidos aguardam decisão do Fed

Em Nova York, os índices futuros operam com leve valorização. Por volta das 8h (horário de Brasília), o Dow Jones Futuro subia 0,12%, o S&P 500 Futuro avançava 0,11% e o Nasdaq Futuro mantinha estabilidade, segundo informações da Reuters.

Os investidores aguardam a divulgação do relatório de empregos privados do ADP, que será um dos principais indicadores antes da próxima reunião do Federal Reserve (Fed). O dado pode influenciar a decisão sobre juros, prevista para a próxima semana, e ajudar a definir o ritmo de cortes ou manutenção da política monetária norte-americana.

Além disso, estão no radar os números de preços de importação e exportação e a produção industrial de novembro, que trarão novos sinais sobre o fôlego da economia dos EUA.

Europa mantém ritmo de recuperação com apoio de tecnologia e indústria

As bolsas europeias seguem em trajetória de recuperação nesta quarta-feira, acompanhando o desempenho positivo de Wall Street e da Ásia. O índice STOXX 600 avançava 0,23% no início da manhã, impulsionado por ações do setor de tecnologia e industrial.

O DAX da Alemanha subia 0,29%, e o FTSE MIB da Itália registrava alta de 0,66%. Já o CAC 40 da França e o FTSE 100 do Reino Unido operavam com variações discretas, próximas à estabilidade, de acordo com dados da Reuters.

O otimismo europeu também reflete as expectativas de divulgação dos índices de gerentes de compras (PMI) do bloco, que medem a atividade econômica e podem indicar uma retomada gradual no fim do ano.

Ásia apresenta resultados mistos com foco na desaceleração da China

Na Ásia, o cenário foi misto. O Nikkei 225 do Japão avançou 1,14%, impulsionado por papéis de tecnologia e exportadoras, enquanto o Kospi da Coreia do Sul subiu 1,04%. Em contrapartida, os mercados chineses apresentaram recuo diante de novos sinais de enfraquecimento econômico.

O Shanghai Composite caiu 0,51% e o Hang Seng, de Hong Kong, perdeu 1,28%. A queda reflete a desaceleração do setor de serviços da China, que cresceu no ritmo mais lento dos últimos cinco meses, e o agravamento da crise no setor imobiliário — especialmente após o rebaixamento da Vanke pela agência Fitch Ratings.

Em outras praças asiáticas, o Taiex de Taiwan subiu 0,83%, o Straits Times de Cingapura teve alta de 0,32% e o S&P/ASX 200 da Austrália registrou avanço de 0,18%.

Ibovespa mantém alta e ultrapassa os 160 mil pontos

No Brasil, o Ibovespa opera em terreno positivo e mantém trajetória de valorização, acompanhando o movimento global. Segundo dados da Investing.com, o índice avançava 1,56% no fim da manhã, ultrapassando a marca dos 160 mil pontos — resultado impulsionado por ações ligadas a commodities e pelo bom desempenho internacional.

O movimento reflete a confiança dos investidores na estabilidade macroeconômica brasileira, além da perspectiva de juros controlados e melhora gradual no ambiente de negócios.

Perspectivas para os próximos dias

Os mercados devem permanecer atentos aos próximos indicadores macroeconômicos. O relatório de emprego do ADP e os dados de inflação norte-americanos serão decisivos para as expectativas em torno da política monetária global.

Na China, os investidores observam de perto a evolução do setor imobiliário e o ritmo de recuperação econômica, fatores que podem afetar diretamente o comércio internacional e os preços de commodities — especialmente soja, milho e minério de ferro, de relevância para o agronegócio brasileiro.

O cenário global tende a seguir volátil, mas com viés positivo nas bolsas, sustentado pelo otimismo em torno de cortes de juros nos Estados Unidos e pela gradual recuperação dos mercados europeus.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Bolsas globais operam em leve alta e Ibovespa acompanha movimento com otimismo do mercado

Clima e custos pressionam safra de algodão

Bolsas globais operam em leve alta e Ibovespa acompanha movimento com otimismo do mercado

Preços da soja seguem volatilidade no Brasil