• 1 de dezembro de 2025
#Agronegócio #Destaque #Redes

Vendas de diesel e gasolina crescem em outubro, enquanto etanol recua, aponta ANP

Foto:

As vendas de diesel B — combustível que mistura diesel fóssil com biodiesel — atingiram 6,29 bilhões de litros em outubro, segundo dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta sexta-feira. O volume representa um leve aumento em relação aos 6,27 bilhões de litros comercializados no mesmo mês do ano anterior.

No acumulado de janeiro a outubro, as vendas totalizam 58,02 bilhões de litros, o que corresponde a uma alta de 2,2% frente ao mesmo período de 2024, refletindo a recuperação gradual da demanda por combustíveis no país.

Gasolina C mantém ritmo de crescimento

O relatório da ANP também mostra que o consumo de gasolina C — mistura de gasolina comum com etanol anidro — segue em alta. Em outubro, foram comercializados 4,05 bilhões de litros, ante 3,93 bilhões no mesmo mês do ano passado.

No acumulado do ano, as vendas de gasolina C alcançaram 37,88 bilhões de litros, registrando crescimento de 3,6% na comparação anual. A alta reflete, segundo especialistas, a maior competitividade do derivado fóssil em relação ao etanol, diante das variações de preço nas bombas.

Etanol hidratado perde espaço nas bombas

Em contrapartida, as vendas de etanol hidratado — usado diretamente nos veículos flex — recuaram em outubro, totalizando 1,81 bilhão de litros, frente aos 1,88 bilhão de litros registrados no mesmo período do ano anterior.

No acumulado de 2025, a comercialização do biocombustível soma 17,5 bilhões de litros, o que representa uma queda de 2,4% em relação ao ano passado. A retração está associada à competitividade menor frente à gasolina, especialmente em estados onde o preço do etanol supera 70% do valor do combustível fóssil.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Vendas de diesel e gasolina crescem em outubro, enquanto etanol recua, aponta ANP

Açúcar inicia dezembro em queda após encerrar

Vendas de diesel e gasolina crescem em outubro, enquanto etanol recua, aponta ANP

Demanda aquecida e exportações firmes sustentam alta