Mato Grosso é vice-campeão do Prêmio Tributare 2025 com projeto inovador da Sefaz
Foto:
Mato Grosso conquistou o 2º lugar no Prêmio Tributare 2025, uma das principais premiações nacionais que reconhecem projetos de modernização da administração tributária que fortalecem a relação entre fisco e contribuinte. O Estado foi destaque com uma iniciativa da Secretaria de Fazenda (Sefaz MT) que utiliza inteligência artificial para aprimorar as auditorias do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD).
O projeto, intitulado “A utilização de IA e o aumento da receita pública: Auditorias de ITCD nas transmissões por doação de quotas/ações empresariais”, usa ferramentas de IA para automatizar trilhas e cruzamentos de dados que identificam possíveis indícios de sonegação, aumentando mais a eficiência e a precisão das análises fiscais.
“Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo ao usar inteligência artificial para tornar a fiscalização mais eficiente, justa e moderna”, destacou um dos membros do projeto, Gilberto Gomes ao receber a premiação. Também participaram diretamente da iniciativa os servidores Ney Novais Miranda Filho, Amauri Quirino das Neves, Janete Ascari, Leonardo Vidal, Cristiane Oldoni e Marcos Toshio Yamamoto, da Coordenadoria de Auditoria e Controle Fiscal (CACF) da Sefaz.
Esta foi a primeira participação de Mato Grosso no Prêmio Tributare, organizado pela Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). Logo na estreia, a Sefaz alcançou a posição de vice-campeã, consolidando-se entre as administrações tributárias mais inovadoras do país e colocando o Estado mais uma vez como destaque nacional.
O pódio da edição 2025 foi composto por Santa Catarina (1º lugar), Mato Grosso (2º lugar) e Ceará (3º lugar). No total, 31 projetos concorreram ao prêmio, incluindo iniciativas da Receita Federal, fiscos estaduais, distrital e administrações tributárias municipais.
Os vencedores foram anunciados na terça-feira (18), em cerimônia realizada no Brasília Palace Hotel, em Brasília (DF), que reuniu autoridades, auditores fiscais, especialistas em tecnologia, representantes de entidades apoiadoras e as equipes finalistas.
Sobre o Prêmio Tributare
Criado pela Febrafite e atualmente em sua 4ª edição, o Prêmio Tributare reconhece iniciativas inovadoras desenvolvidas por auditores fiscais e servidores públicos de todo o país. A premiação valoriza práticas que promovem modernização, eficiência, segurança jurídica e integração entre Estado e sociedade. O prêmio conta com apoio do BID, Encat, Sinafresp, Unafisco Nacional, Sindifisco Nacional e ANFIP.
Fonte: Governo MT – MT






