Projeções Poéticas leva oficinas gratuitas de arte, luz e tecnologia para Cuiabá e Várzea Grande
Foto:
Com apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), o Projeto Vagalúmens desembarca em Cuiabá e Várzea Grande com uma proposta ousada: trocar as telas pelos gestos e ensinar participantes a criar imagens luminosas de forma manual, artesanal e altamente inventiva.
As oficinas gratuitas de projeções analógicas seguem até 3 de dezembro e são abertas a estudantes da rede estadual, educadores, artistas e ao público em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link disponibilizado pela organização.
A iniciativa também passa pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ampliando o alcance formativo e convidando novos públicos a explorar luz, transparências e engenhosidades manuais.
A proposta é simples e poderosa: mostrar que inovação não depende apenas de tecnologia avançada, mas de olhar curioso, gesto atento e liberdade para experimentar.
Nas oficinas, os participantes aprendem a construir projetores manuais e a criar imagens luminosas usando lanternas, retroprojetores e transparências. É um processo artístico acessível, coletivo e profundamente criativo, que une arte, ciência e pedagogia. A metodologia estimula autonomia, imaginação e autoria, valores centrais do Vagalúmens.
A professora Rúbia Maria do Prado, de uma das escolas participantes, destaca o impacto da experiência: “Através da arte, eles enxergam um mundo mais sensível e colorido. A metodologia inspira, desperta curiosidade e será replicada pelos próprios estudantes para os 200 alunos do ensino médio, mostrando também seu potencial de aprendizagem profissional”.
A jornada formativa é liderada pelos artistas Mozart Santos e Rogério Mendes, cujos trabalhos conectam diferentes linguagens e universos estéticos.
Mozart Santos é artista visual transmídia, reconhecido por suas projeções e experimentações em vídeo mapping que misturam alta e baixa tecnologia, memória, poesia urbana e afetos.
Rogério Mendes atua há mais de 20 anos no campo da arte contemporânea, com pesquisas que atravessam grafite, muralismo, ilustração, stencil e lambe-lambe.
Com olhares distintos, mas complementares, os dois se encontram no propósito de formar pessoas capazes de fazer a luz agir — e criar — de maneiras surpreendentes.
Com curadoria de Daniela Kern, a realização é do hub de arte e tecnologia Projeções Poéticas, com apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Associação Aqui é Mato, Assembleia Legislativa, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), entre outros.
Programação aberta ao público
Local: Universidade Federal de Mato Grosso – Ateliê Livre do MACP
Turma 1: 02 e 03/12 (terça e quarta-feira), das 8h às 12h
Turma 2: 02 e 03/12 (terça e quarta-feira), das 14h às 18h
Fonte: Governo MT – MT






