• 18 de novembro de 2025
#Destaque

Concurso de gêneros textuais sobre prevenção às queimadas premia estudantes em Várzea Grande

Foto:

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande, realizou, nesta terça-feira (18.11), a premiação da 5ª edição do concurso de gêneros textuais “Eu Digo Não às Queimadas! Diga Você Também”. Nove estudantes da rede municipal foram reconhecidos por suas produções criativas e engajamento no tema.

O concurso teve como objetivo estimular a expressão artística e intelectual dos alunos, além de ampliar a compreensão sobre os impactos das queimadas no meio ambiente e da importância da prevenção. A solenidade de premiação contou com a presença dos estudantes, familiares, professores e autoridades civis e militares.

De acordo com o coronel BM Heitor Fernandes da Luz, diretor operacional do CBMMT, concursos como este são fundamentais para promover avanços significativos na proteção do meio ambiente, especialmente a longo prazo. Mais do que premiar os estudantes, a intenção é incentivá-los a se engajar e a conquistar mudanças reais em suas atitudes em relação à preservação ambiental, segundo o coronel.

“Mais importante que a premiação é termos a certeza de que conseguimos tirar os jovens, mesmo que por um breve período, das inúmeras distrações do dia a dia, para que olhem o papel e reflitam sobre as queimadas e o meio ambiente. Assim, no longo prazo, podemos colher frutos como os registrados neste ano, em que tivemos bons índices na redução das queimadas e incêndios florestais”, afirmou.

Em 2025, Mato Grosso registrou os melhores índices de redução de focos de calor desde 1998, resultado que, segundo o coronel, evidencia a eficácia das ações de conscientização, das políticas públicas, da participação ativa da sociedade e do trabalho dos bombeiros no combate aos incêndios.

Também presente no evento, o secretário municipal de Educação, Igor Cunha, ressaltou que envolver a comunidade escolar no combate às queimadas e aos incêndios florestais ajuda os estudantes a perceber que a prevenção começa com atitudes simples no dia a dia. Por meio das redações, o projeto buscou fortalecer a consciência ambiental, incentivando reflexões sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, da sustentabilidade, da saúde pública e do papel de cada um na prevenção de incêndios.

“Quando montamos um projeto como este, em parceria com entidades que salvam vidas e protegem o meio ambiente, não podemos deixar de falar de educação. Ao educar por meio de ações como essa, certamente formamos cidadãos melhores. Vemos crianças evoluindo e, muitas vezes, educando os próprios adultos, pois não são apenas elas que precisam aprender; os adultos também devem ser conscientizados”, destacou.

Trabalhos vencedores

Nesta edição do concurso, aproximadamente 100 produções foram avaliadas e distribuídas em três categorias: conto, quadrinho e notícia. Foram premiados os três primeiros colocados de cada categoria, com uma bicicleta para o primeiro lugar, um tablet para o segundo e uma bolsa com materiais escolares para o terceiro.

Na categoria notícia, o vencedor foi o estudante André Correa da Silva, do 9º ano da EMEB Gonçalo Domingos de Campos. “Consegui fazer o trabalho com o aconselhamento dos professores e com base nas notícias que assisti na televisão. Refletindo sobre tudo o que vi, organizei minhas ideias e coloquei no papel. A queimada é um problema coletivo, que não se resolve sozinho. Foi exatamente sobre isso que escrevi. Ser vencedor é motivo de muito orgulho, e agradeço a todos que me ajudaram”, disse.

Já o estudante Luiz Antonio Lemes de Moraes, do 6º ano da EMEB Faustino Antonio da Silva, vencedor da categoria conto, explicou que se inspirou em situações reais discutidas em sala de aula para criar sua história. “Pensei em um personagem que causa fogo apenas com uma bituca de cigarro e que só consegue apagar com a ajuda dos bombeiros e a colaboração de todos os vizinhos. Aprendi sobre queimadas na sala; a professora deu vários exemplos, e eu transformei essa ideia em um conto. Ouvir meu nome e saber que ganhei me deixou muito feliz. Agora vou de bicicleta para a escola”, brincou.

Para a professora Rayza Alice Gomes, que acompanhou de perto o desenvolvimento do texto de Luiz, o resultado foi motivo de orgulho. “Abordamos o tema em sala, falamos sobre a importância de não realizar queimadas e também trabalhamos os gêneros textuais, explicando como os alunos deveriam escrever. Ele, sendo um aluno muito inteligente, construiu sua história com muita criatividade. A vitória dele não foi surpresa. Apoiar nossos jovens nesse processo de aprendizado e formação cidadã é fundamental para a conscientização”, afirmou a professora.

Estiveram presentes ainda na solenidade o comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), tenente-coronel BM Heitor Alves de Souza, e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim.

Fonte: Governo MT – MT

Concurso de gêneros textuais sobre prevenção às queimadas premia estudantes em Várzea Grande

Polícia Militar localiza e prende suspeito de

Concurso de gêneros textuais sobre prevenção às queimadas premia estudantes em Várzea Grande

Polícia Militar e Sema prendem três homens