Festival de Robótica reúne mais de 500 estudantes em três dias de ciência, tecnologia e criatividade em Cuiabá
Foto:
A partir desta quinta-feira (13.11), o Sesi Papa, em Cuiabá, se transforma no palco da inovação com o início do II Festival de Robótica 2025, um grande encontro de tecnologia, criatividade e aprendizado que vai movimentar estudantes de toda a rede pública estadual e do Sesi e Senai durante três dias de disputas e experimentação científica.
Realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), o festival reunirá mais de 500 estudantes, divididos em 51 equipes, que representarão suas escolas em provas que unem ciência, tecnologia e trabalho em equipe.
Com entrada gratuita, o público poderá acompanhar as disputas e torcer de perto pelos competidores, das 8h às 18h. As inscrições para visitantes e escolas interessadas ainda podem ser feitas por formulário online.
Durante o evento, os estudantes participarão de partidas da FIRST® LEGO® League Challenge (FLLC), do Campeonato de Cubo Mágico, e apresentarão projetos na Mostra Científica, além de conhecer a FIRST® Robotics Competition (FRC), uma das maiores competições de robótica do mundo.
O festival também contará com a presença de jovens voluntários do Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, reforçando o espírito colaborativo e nacional do evento.
A programação começa nesta quinta, às 14h, com o credenciamento das equipes e a abertura oficial às 17h. As atividades seguem na sexta (14), das 8h às 17h, e encerram no sábado (15), com as disputas finais e a premiação da FLL. A final do Cubo Mágico será no domingo (16), das 8h às 16h45.
Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o festival é mais do que uma competição: É uma oportunidade de colocar a escola pública em um novo cenário de protagonismo e inovação.
“A robótica educacional é uma das maiores ferramentas de transformação do nosso tempo. Ver estudantes da rede pública competindo lado a lado com escolas privadas, em igualdade de condições, é o reflexo de uma política que valoriza o pensamento crítico, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe. Quando nossos jovens constroem robôs, eles também constroem confiança, propósito e futuro”, destaca o secretário.
Alan Porto ressalta, ainda, que o investimento em projetos de tecnologia e inovação faz parte do movimento de fortalecimento da educação pública mato-grossense.
“A escola pública se transformou em um espaço onde o aluno aprende com sentido e aplica o conhecimento em desafios reais. É isso que o Festival de Robótica representa, uma nova forma de aprender, mais criativa, conectada e inspiradora”, conclui Alan Porto.
Serviço:
Local: Sesi Papa — bairro Morada do Ouro, Cuiabá
Data: 13 a 15 de novembro de 2025
Horário: 8h às 18h (abertura oficial às 17h do dia 13)
Fonte: Governo MT – MT






