Batalhão Ambiental da PM entrega homenagens para autoridades em aniversário de 42 anos da unidade
Foto:
O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) realizou, na manhã desta quinta-feira (6.11), uma solenidade para marcar o aniversário de 42 anos da unidade, em Mato Grosso. A cerimônia aconteceu no auditório do Quartel do Comando-Geral da PM e homenageou autoridades com a medalha “Mérito Protetor Ambiental”.
Ao todo, 44 autoridades militares e civis foram agraciadas com a honraria, que simboliza o reconhecimento público para personalidades que contribuem para o fortalecimento da polícia ambiental e consolidação da Polícia Militar no papel de fiscalização e proteção de crimes contra a natureza.
O comandante do Batalhão Ambiental, tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, ressaltou o papel da unidade e o compromisso da proteção do meio ambiente, por meio do Batalhão. O tenente-coronel também agradeceu os homenageados pela contribuição da construção da consciência ambiental no Estado.
“Comemoramos o aniversário da unidade e também homenageamos aqueles que se destacaram por suas ações voltadas à preservação dos recursos naturais. Cada homenageado representa a união de esforços entre as instituições, sociedade e poder público, que ajudam a transformar a relação do ser humano com a natureza e a projetar para um Mato Grosso mais equilibrado, sustentável e justo”, afirmou o tenente-coronel.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, também destacou a integração do Batalhão Ambiental com instituições parceiras para o fortalecimento do combate aos crimes contra natureza e proteção do meio ambiente.
“Não seria possível o combate ao crime sem uma rede de enfrentamento, somando e entregando resultados. O Batalhão Ambiental tem feito seu trabalho de excelência e, hoje, contamos com todos equipamentos de ponta para exercermos nossas funções, graças ao Governo do Estado e também com o Programa Tolerância Zero, potencializando muito as ações de segurança pública em Mato Grosso e também na parte ambiental”, pontuou o coronel Fernando.
Um dos agraciados com a medalha, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel Flávio Gledson Vieira Bezerra, agradeceu o recebimento da honraria e enfatizou o papel da instituição militar e a parceria com o Batalhão Ambiental nas ações de fiscalização de crimes ambientais.
“Mato Grosso é um Estado que não mede esforços para proteger o meio ambiente, temos feito isso com muita maestria por conta, principalmente, da integração entre as forças de segurança. Neste ano de 2025, mais especificamente sobre fogo, onde o Corpo de Bombeiros tem mais atuação, nós tivemos uma redução expressiva, de julho a outubro, o menor índice de focos de calor em 27 anos. Isso é trabalho integrado do Governo do Estado avançando na segurança pública”, finalizou o coronel.
Produtividade
Somente em 2025, o Batalhão Ambiental aplicou mais de R$ 153 milhões em multas durante as ações de combate e enfrentamento a crimes ambientais, entre janeiro a outubro deste ano, em todo o Estado. As equipes realizaram operações de fiscalização próprias e de apoio às outras instituições nos 142 municípios, por meio dos 15 Comandos Regionais. Deste montante, mais de R$ 3 milhões foram atribuídos em áreas de garimpos ilegais.
Em junho, o BPMPA também foi reconhecido em segundo lugar no Prêmio Brasil+, concedido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em reconhecimento às ações desenvolvidas no combate aos crimes contra o meio ambiente.
Também estiveram presentes na solenidades e foram agraciados com a medalha, o secretário-adjunto de Meio Ambiente (Sema-MT), Valdinei Valério da Silva; a delegada Especializada de Meio Ambiente (Dema-MT), Liliane Murata Costa; os juízes Leonísio Salles de Abreu Júnior e Emerson Luís Pereira Cajango; os promotores Michelle Vilela Germano e Bruno Barros Pereira; o corregedor-geral da PMMT, coronel Noelson Carlos Silva Dias; o comandante da Marinha de Mato Grosso, capitão de fragata Carlos Eduardo de Oliveira Corrêa, entre demais autoridades.
Fonte: PM MT – MT






