Com apoio da SES, Paranaíta conquista prêmio de melhor experiência do Centro-Oeste
Foto:
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) repassou, de julho de 2023 a novembro de 2025, R$ 8.911.755,51 para o Programa de Cirurgias Eletivas do Município de Paranaíta, que realiza procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade de seis municípios da região do Alto Tapajós.
Por meio do Programa Fila Zero na Cirurgia, mantido pelo Governo do Estado, a iniciativa atende os moradores dos municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta.
A ação da Prefeitura de Paranaíta ganhou, em novembro de 2024, um prêmio da Plataforma IdeiaSUS, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de melhor experiência de sucesso do Centro-Oeste no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesta terça-feira (4.11), a Fiocruz realizou uma oficina de curadoria em saúde, na Câmara Municipal de Paranaíta, com a presença do secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, que elogiou o programa.
“Um trabalho muito importante realizado pelos municípios aqui da região na área das cirurgias eletivas, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso. Estou feliz, como secretário, de ter apoiado esta iniciativa e torço para que novas iniciativas dessa natureza sejam realizadas no Estado”, avaliou o secretário.
Crédito: Prefeitura de Paranaíta
Desde julho de 2023, a parceria entre municípios e Estado já realizou 1.467 cirurgias de visão, 892 cirurgias do sistema osteomuscular, 183 cirurgias por aparelho geniturinário, 133 cirurgias por aparelho circulatório, 106 cirurgias de vias aéreas superiores, da face, da cabeça e do pescoço e 96 cirurgias do aparelho digestivo, órgãos anexos e parede abdominal.
Também foram realizados 2.100 consultas/atendimentos/acompanhamentos, 1.070 diagnósticos por ultrassonografia, 812 diagnósticos por endoscopia, 724 diagnósticos por ressonância magnética, 698 diagnósticos por tomografia, entre outros procedimentos.
Mais sobre o programa
O programa Fila Zero na Cirurgia busca reduzir a espera por procedimentos eletivos em Mato Grosso por meio de parcerias. O Estado repassa os recursos previstos para os procedimentos contemplados pelo programa e, desta forma, os entes parceiros se beneficiam do incentivo para aprimorar os serviços prestados à população.
São elegíveis para o programa as unidades públicas de saúde municipais, unidades privadas e filantrópicas, associações denominadas como consórcios e parceiro.
Fonte: Governo MT – MT





