• 30 de outubro de 2025
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CDL apoia implantação do estacionamento rotativo para fortalecer o comércio local

Foto: CDL apoia implantação do estacionamento rotativo para fortalecer o comércio local

A Prefeitura de Rondonópolis publicou o aviso de licitação para contratação de empresa para implantação do sistema de estacionamento rotativo na região central da cidade. A disputa, em sessão pública, vai acontecer no dia 22 de dezembro e atende uma demanda da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rondonópolis.

A entidade defende o sistema rotativo no Centro, como uma das medidas necessárias para organizar a principal região comercial do município. Vagas demarcadas e uma política de mobilidade urbana diminuindo a dependência de veículos são apontadas como soluções que podem reduzir as dificuldades dos motoristas em estacionar, algo que é considerado prejudicial para o comércio.

Segundo dados do Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Rondonópolis tem hoje uma frota de quase 230 mil veículos. Desses, cerca de 190 mil são automóveis, caminhonetes, camionetes, motocicletas e motonetas, ou seja, veículos que muito possivelmente circulam dentro da cidade diariamente. O crescimento da frota, de agosto de 2024 para agosto de 2025, foi de 4,23%. Nos últimos 10 anos, ela aumentou aproximadamente 65%.

O presidente da CDL, Dr. Leonardo Santos de Resende, lembra que com o grande crescimento populacional e da frota de veículos no município, é necessário pensar em formas de reduzir o protagonismo dos automóveis e ampliar o acesso da população e, especialmente, dos trabalhadores, a outras formas de transporte.

“É um fato que, à medida que a frota e o número de moradores crescem, cada vez será mais difícil estacionar em áreas comerciais e administrativas da cidade. Garantir a organização dessas regiões, com vagas devidamente demarcadas e melhorando a cada dia o transporte coletivo no município, pode ser uma solução para os problemas que já enfrentamos no nosso dia a dia no trânsito”, destaca Resende.

O diretor de Assuntos Institucionais da CDL, Tiago Martins, lembrou que a cobrança desagrada, mas é “um mal necessário” diante da necessidade de organização da região central. “Os comerciantes podem fazer ações junto aos seus clientes para diluir o custo desse estacionamento, mantendo assim a presença dos consumidores”, explica Tiago. Outro ponto levantado, segundo o diretor, é “a necessidade de incentivo da Prefeitura para que mais estacionamentos privados sejam criados na região central da cidade, para que assim clientes, trabalhadores e empresários tenham mais opções para estacionar”.

Pelo projeto, o novo estacionamento rotativo prevê um sistema digital moderno e com mais facilidade de pagamento. Serão criadas 4.500 vagas, sendo 3.000 para carros e veículos de carga e 1.500 para motos, visando trazer mais organização e fluidez ao trânsito da cidade.

“A desordem gera mais desordem, e isso vale para o trânsito também. Uma estrutura organizada, com regras claras, naturalmente inibe comportamentos inadequados. A facilidade de estacionar certamente vai trazer maior rotatividade de pessoas circulando no Centro, o que é benéfico para todos”, destaca Resende.

O presidente da entidade lembra que existem pesquisas de universidades conceituadas, a exemplo de Harvard, que mostram que ambientes desorganizados, como é o caso do trânsito no município, influenciam as questões de autocontrole, empatia e memória emocional do cidadão.

“Estamos o tempo todo expostos e correndo risco de sofrer um acidente, o que prejudica a qualidade de vida dos moradores da cidade. Precisamos organizar nosso trânsito, seguir regras e leis, para que assim Rondonópolis continue crescendo, recebendo novos moradores e mais investimentos”, conclui Resende.

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