• 24 de outubro de 2025
#Destaque #Educação #Mato Grosso #Política #Redes

Assembleia aprova “Medalha Jovem Escritor” para estudantes da rede pública

Foto: Assessoria

Em um trabalho estratégico para fortalecer os alicerces da educação e da cultura, a Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta (22) o projeto de Lei 14/2024 de autoria do deputado estadual Thiago Silva que cria a “Medalha Jovem Escritor”, uma condecoração voltada para os alunos da rede pública estadual.

A iniciativa tem como propósito fundamental reconhecer, fomentar e incentivar a produção literária entre os jovens, transformando o ambiente escolar em um viveiro de novos talentos da escrita. O projeto estabelece a realização de um concurso literário anual, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), que será organizado em duas categorias distintas: uma para alunos do ensino fundamental e outra para os do ensino médio.

O processo da Medalha Jovem Escritor será conduzido em etapas sequenciais, assegurando uma ampla participação e uma seleção criteriosa. Após a definição e divulgação dos temas pela SEDUC, os estudantes terão um prazo de sessenta dias para a elaboração de suas dissertações, sem prejuízo das atividades letivas regulares. Caberá à SEDUC, no prazo de trinta dias, a avaliação final e a declaração dos três primeiros colocados de cada categoria.

“Ao projetar e valorizar o talento literário em suas escolas, Mato Grosso não apenas premia jovens autores, mas cultiva uma geração mais crítica, criativa e conectada com as potencialidades transformadoras da palavra escrita. Contem com o nosso trabalho pela educação”, afirmou o deputado Thiago.

A coroação do esforço dos jovens escritores ocorrerá em uma cerimônia solene prevista para a segunda semana de outubro, mês de celebração do Dia das Crianças. A lei também prevê justas homenagens aos professores orientadores e às escolas dos alunos vencedores, em reconhecimento ao seu trabalho fundamental.
“Excelente projeto do deputado Thiago, que visa estimular a leitura, e a educação, pois este é o verdadeiro caminho para os jovens”, afirmou Laura Pereira.

O projeto incorpora ainda um compromisso com valores éticos e educativos, explicitamente vedando a escolha de temas que incentivem a violência, ofendam os bons costumes ou carreguem influência negativa, priorizando sempre a cultura da paz, o exercício da cidadania e o desenvolvimento intelectual.

Assembleia aprova “Medalha Jovem Escritor” para estudantes da rede pública

Pecuária de MT se apresenta ao mundo

Assembleia aprova “Medalha Jovem Escritor” para estudantes da rede pública

SEST SENAT abre nova turma com 40