Secretaria de Saúde e Rotary Club realizam Dia D contra a pólio neste sábado (25)
Foto:
No próximo sábado (25), a Secretaria Municipal de Saúde realiza uma grande ação de vacinação contra a Poliomielite, em parceria com o Rotary Club. O Dia D de vacinação será reforçado com a campanha ‘End Polio Now’ do Rotary, que há mais de 30 anos atua em todo o mundo no combate à doença.
A vacinação vai acontecer das 7h às 11h nas unidades de saúde do Nossa Senhora do Amparo, Vila Mineira, Caic, Conjunto São José, Vila Rica, Parque Universitário, Parque das Rosas e Margaridas, além da Praça do Jardim Reis.
A vacinação é a única forma de prevenção da doença e todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser imunizadas. “Pedimos a atenção dos pais e responsáveis, que levem as crianças para receber a imunização contra essa doença tão grave. Mais uma vez vamos garantir a abertura das unidades no sábado, para atender também quem não tem tempo durante a semana e assim não deixar nenhuma criança sem vacina”, lembra o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino.
No sábado, as unidades de saúde que vão participar da campanha estarão preparadas para receber as crianças, com várias atrações que estão sendo organizadas por todos os seis clubes de Rotary em Rondonópolis que estão participando da ação.
“Vamos levar brincadeiras para as crianças, com pula-pula, pipoca e muita diversão. Todos os integrantes dos clubes estão mobilizados para fazer um grande Dia D”, explicou Rafael Líbano, que é governador assistente do Rotary.
A Secretaria de Saúde lembra que todas as unidades que vão abrir para o Dia D também estarão com todas as vacinas do calendário de rotina de vacinação disponíveis para que as crianças fiquem com a caderneta em dia.
Poliomielite
A Poliomielite é uma doença infecciosa, paralisante e potencialmente mortal que afeta normalmente crianças menores de cinco anos. No Brasil, a doença teve o último caso registrado em 1989 e, desde 1994, o país é considerado livre da pólio. Contudo, a paralisia infantil continua endêmica no Afeganistão e no Paquistão e, por isso, a importância de manter a vacinação das crianças em dia.
